Notícias Notícias

Voltar

Presidente inaugura instalações reformadas no Fórum de Exu e homenageia servidor e magistrado da unidade

O Fórum Juiz Valdir Barbosa, localizado na Comarca de Exu, passou por mudanças com foco no atendimento da população e para garantir melhores condições de trabalho para magistrados e servidores. O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Fernando Cerqueira, esteve na cidade na última quarta-feira (20/10), para a inauguração dos espaços reformados. 

A sala de audiências e o gabinete do magistrado, que antes funcionavam no mesmo espaço, agora contam com locais distintos, garantindo ambientes mais amplos e que respeitem o distanciamento necessário entre as pessoas, observando o momento de pandemia, melhorando, assim, as condições de atendimento ao público e de trabalho para os que integram o Judiciário. Além do presidente, compuseram a mesa de honra do evento o juiz Gleydson Pinheiro, representando o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos Figueiredo, o prefeito de Exu, Raimundinho Saraiva, o diretor do Foro, juiz Caio Pitta Lima, e o procurador de Justiça Valdir Barbosa, representando o Ministério Público. 

Durante a solenidade, o magistrado Caio Pitta Lima recebeu a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes, no grau comendador, outorgada em razão dos 199 anos do TJPE, pelos resultados alcançados pela Vara de Exu. O assessor do magistrado, servidor Diego Samuel Lima, também foi congratulado com o Diploma de Honra ao Mérito Judiciário, pelo trabalho realizado.

Em seu discurso, o presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, destacou a excelência no trabalho desenvolvido pelo magistrado, que vem cumprindo todas as metas estabelecidas para o Judiciário, além de ter digitalizado todo o acervo cível permitido. “O juiz Caio Pitta Lima vem realizando um trabalho jurisdicional e de cunho social muito grande. Recebendo essa medalha como juiz, está sendo reconhecido por todos nós como um dos nossos melhores magistrados do Estado” destacou o presidente.

Com a reforma, o chefe do Judiciário estadual falou do benefício a todos que vão receber a unidade da Justiça estadual revitalizada. “O Judiciário dota o Fórum de condições dignas não apenas para seus servidores e magistrados, mas para todos os advogados, membros do Ministério Público, e a sociedade. É importante que nós tenhamos dignidade no nosso trabalho. Renovamos todo o espaço”, afirmou.

O Fórum de Exu tem uma Área do prédio: 384,89 metros quadrados. Atua com uma Vara Única. A comarca receberá, ainda este ano, mais de 1.200 processos oriundos da Comarca de Moreilândia, seguindo o plano de agregação de comarcas estabelecido pela atual gestão. 

O juiz Caio Pitta Lima agradeceu a concessão da medalha ao presidente e demais desembargadores e destacou que ninguém constrói nada sozinho. “Esta demonstração aumenta meu desejo de garantir uma Justiça ágil e eficiente. Parafraseando Rui Barbosa, a Justiça atrasada não é Justiça; se não injustiça qualificada e manifesta”, afirmou. 

Para o magistrado, a reforma foi muito importante para garantir espaços adequados para o atendimento ao público. “Hoje ampliamos a sala de audiências, o que vai gerar mais comodidade para a população, que terá, nesse período de pandemia da Covid-19, um espaço em que serão realizadas as audiências presenciais, que retornarão em breve, com segurança não só para o cidadão, como para os magistrados e servidores”, pontuou.

O prefeito de Exu avaliou a obra realizada pelo TJPE como um grande benefício para a população. “É com muita alegria que recebo o nosso presidente na cidade de Exu, inaugurando essa reforma que dará mais qualidade, mais aconchego, mais conforto não só ao nosso povo que usa essa comarca como também para os que aqui prestam seus serviços com um melhor local de trabalho”, observou.

Também acompanharam a inauguração o diretor geral em exercício do TJPE, Marcel Lima, o secretário de Administração, Francisco Abreu, o diretor de Infraestrutura do Tribunal, Sebastião Gondim, e o chefe da Assessoria Policial, Fabiano Luna.

 ...............................................
Texto e foto: Rebeka Maciel | Ascom TJPE