Notícias Notícias

Voltar

TJPE e OAB-PE firmam convênio com empresa de consultoria Ernst Young para aprimorar prestação jurisdicional

Presidente do TJPE entre membros do TJPE e da Ernst & Young
Desembargador Leopoldo Raposo entre dirigentes da OAB-PE e da Ernst & Young

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE) e a empresa Ernst & Young (EY) assinaram um convênio, na quinta-feira (17/8), no Recife, com o objetivo de implantar um plano de consultoria para otimizar a prestação jurisdicional da 3ª Vara Cível de Olinda. A unidade judiciária foi selecionada para desenvolver o projeto-piloto no Tribunal por ser uma das varas com um dos maiores acervos de processos do Estado. A proposta é inserir técnicas de procedimentos de gestão e operacionais da iniciativa privada na rotina de trabalho da unidade por meio da consultoria da EY. A partir dos resultados obtidos, a meta é expandir a parceria para outras unidades judiciárias do Tribunal. Confira mais fotos no álbum do Judiciário estadual no Flickr.

Na reunião, o presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, destacou a relevância do convênio para aprimorar o serviço oferecido pelo Judiciário. O magistrado enfatizou a necessidade de se investir de forma geral, no serviço público, em normas e rotinas de procedimentos. “Acho que é necessário padronizar, num primeiro momento, o serviço de forma interna, no sentido de estabelecer um conjunto de normas mais rígidos e sincronizados para a partir dos resultados positivos conquistados na unidade, desburocratizar o serviço para a população tornando o atendimento mais célere e eficaz”, avaliou.

O presidente da OAB/PE, Ronnie Preuss Duarte, elogiou a iniciativa do TJPE em participar de um projeto pioneiro no país. “A gestão do desembargador Leopoldo Raposo demonstra, com essa atitude, a preocupação em melhorar a prestação jurisdicional. Quem ganha com essa parceria é a população, os advogados, os servidores e os magistrados. Estabelecemos um convênio com uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo. A organização das rotinas estabelecidas pela EY vai estabelecer uma evolução econômica e administrativa da Vara em Olinda e posteriormente em todo o Judiciário. É o primeiro passo para desenvolver ainda mais o serviço oferecido aos jurisdicionados”, enfatizou.

Segundo o consultor de gerenciamento da Ernst & Young, Bruno Calábria, a consultoria terá início em outubro com os membros da equipe que compõe a unidade judiciária, presidida pelo juiz Rafael de Medeiros. “Inicialmente vamos diagnosticar quais as principais dificuldades e necessidades operacionais da unidade. Em seguida vamos implementar uma rotina de mudanças no trabalho e por último avaliar e monitorar os resultados do que foi realizado”, observou.

Presentes – Participaram também da reunião de assinatura do convênio, os assessores da Presidência, juízes Alberto Freitas e João Targino; o consultor jurídico do TJPE, Oscar de Barros; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (Caape), Bruno Baptista; e o advogado Aluísio Xavier Filho.
....................................................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Revisão: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Alesson Freitas | Agência Rodrigo Moreira