Notícia Destaque Notícia Destaque

Voltar

Nesta quinta-feira (13/8), TJPE celebra 198 anos

Nesta quinta-feira(13/8), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) comemora 198 anos de instalação com o tema “Acompanhando as transformações do mundo”. Em razão da pandemia pelo novo coronavírus, a sessão solene comemorativa, que acontece na Sala de Sessões Desembargador Antônio de Brito Alves, no Palácio da Justiça, este ano será transmitida de forma virtual, às 17h, pelo canal do youtube por meio do link https://youtu.be/9w4Sac7Iq4s.

A cerimônia contará com uma celebração ecumênica de Ação de Graças, que terá mensagens do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; do orador espírita, professor Humberto Vasconcelos; e do bispo-auxiliar da Igreja Episcopal Carismática do Brasil, Dom André Novaes. Na sequência, será realizada uma conferência com o tema “Inteligência Artificial”, pelo corregedor nacional do Conselho Nacional de Justiça e presidente eleito do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins. Em seguida, será proferido um discurso pelo presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira.

Ao final da cerimônia, haverá a entrega virtual do Diploma de Honra ao Mérito em reconhecimento à atuação de servidores, e também das Medalhas da Ordem do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado a pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Judiciário. Os homenageados com a medalha foram indicados por unanimidade de votos em sessão extraordinária do Pleno, realizada por videoconferência, no dia 13 de julho deste ano, presidida pelo presidente do TJPE.

Produtividade - O TJPE se manteve desde o início da pandemia pelo novo coronavírus entre os mais produtivos do país. No total foram 983.246 atos praticados, no 1º e 2º Graus, entre sentenças, decisões, despachos, julgamentos monocráticos e acórdãos, de 18 de março a 11 de agosto.

O Judiciário estadual pernambucano é o quinto entre Tribunais de médio porte e o décimo entre os 27 Tribunais do país. Os dados foram reunidos pela Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (Coplan) do TJPE. Os números mostram o pleno funcionamento da Justiça, desde que o trabalho remoto foi adotado a partir do dia 18 de março para reduzir a possibilidade de transmissão da Covid-19.

Matérias relacionadas:

TJPE celebra 198 anos na quinta-feira (13/8)

Tribunal fica entre os mais produtivos no período de março a agosto

.................................................................................
Redação: Ascom | TJPE
Foto: Assis Lima  | Ascom TJPE