Últimas Notícias em destaque Últimas Notícias em destaque

Voltar

Ação social, inovação e sustentabilidade dão o tom da festa de 197 anos do TJPE

Marca de aniversário do Tribunal, em fundo branco, com as cores verde, amarela, vermelha, rosa, laranja e azul

Evento acontece de 12 a 18 de agosto de 2019 com palestras, exposição, serviços, corrida e outras atrações

Com foco na valorização de pessoas e seguindo o lema da atual gestão do Poder Judiciário Estadual – Inovando para pacificar e unir –, a festa de aniversário de 197 anos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) será realizada de 12 a 18 de agosto, com apresentações culturais de música, teatro e dança; exposição; celebração ecumênica; entrega de medalhas, diplomas e premiações; palestras; orientação e prestação de serviço para a sociedade; e uma corrida/caminhada em homenagem ao Desembargador Odilon de Oliveira Neto. No período, também será celebrado o aniversário de 32 anos da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape/TJPE).

Entre as atrações culturais deste ano, a Banda de Música da Polícia Militar de Pernambuco, a Orquestra Criança Cidadã, o Coral do TJPE, o Grupo Teatral do TJPE – Trupe do Faz e Conta, a Banda Agravo de Instrumento, a Quadrilha Junina Lumiar, entre outras. Já entre os agraciados com medalhas e diplomas, magistrados e servidores do Judiciário, além de personalidades a exemplo do desembargador eleitoral Júlio Alcindo de Oliveira Neto; do presidente da Associação Filantrópica Fundação Terra, padre Airton Freire; do cardiologista Carlos Roberto Ribeiro de Moraes; da atriz, modelo, ativista e empresária Luiza Brunet; e do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado estadual Eriberto Medeiros. Confira as listas de medalhados e diplomados e o convite oficial deste ano. Quarta Corte mais antiga do Brasil, o Tribunal foi instalado em 13 de agosto de 1822.

Programação

Segunda-feira (12/8)

17h - Celebração de Ação de Graças com apresentações musicais do Coral do TJPE e da Orquestra Criança Cidadã e distribuição de 197 rosas coloridas e mensagens do pastor Alexandre Ximenes (Evangélico); do padre Francisco Caetano (Católico); e do desembargador Humberto Vasconcelos (Espírita). Local: Salão dos Passos Perdidos, no 1º andar do Palácio da Justiça.


Terça-feira (13/8)

16h - Solenidade pelos 197 anos do TJPE com entrega da Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado a personalidades com contribuições ao Judiciário; apresentação do Coral do TJPE, da Orquestra Criança Cidadã e da Banda da Polícia Militar; e corte de bolo de aniversário. Local: Auditório Desembargador Nildo Nery dos Santos - Esmape/TJPE.

19h - Jantar por adesão e apresentações musicais. Senhas ao valor de 130 reais com refeição completa e bebidas não alcoólicas. Local: Spettus Boa Viagem. Vendas através da Assessoria de Cerimonial do TJPE ou no restaurante. Informações por e-mail cerimonial@tjpe.jus.br ou telefone (81) 3182-0293.

 

Quarta-feira (14/8)

Solenidade pelos 32 anos da Escola Judicial de Pernambuco. Local: Esmape/TJPE. Acesse o convite AQUI.

14h - Abertura de exposição sobre o jurista Hans Kelsen, de Viena.

15h - Palestra "A influência de Kelsen sobre Lourival Vilanova e a Filosofia do Direito na Escola do Recife", com professor doutor João Maurício Adeodato.

16h - Instalação do Instituto de Qualificação de Vida – Plenitude – e palestra "O sentido da vida", com os palestrantes Luiz Schettini e Suzana Schettini.

16h50 - Doação de livros da biblioteca da Doutora Maria Teresa Magalhães Melo à Biblioteca da Esmape.

17h - Lançamento do livro "Uma visão judicial sobre a mulher em situação de violência", de coordenação do desembargador Carlos Moraes. Confira o convite AQUI.

17h20 - Entrega da premiação do "Concurso de Monografias Jurídicas" em homenagem aos 32 anos da Escola Judicial com o tema "Gestão de qualidade na prestação Jurisdicional".

17h30 - Entrega da Medalha de Honra ao Mérito Juiz Aluiz Tenório de Brito a personalidade com contribuição a Academia Jurídica e sociedade.


Quinta-feira (15/8) - Manhã

10h - Portas Abertas Especial com o espetáculo “Arte e Histórias no Palácio da Justiça”, para 100 estudantes convidados da Rede Pública Municipal de Ensino e público externo. Inscrições através do e-mail relacoespublicas@tjpe.jus.br. Espetáculo com atores Alexandre Sampaio, Déa Cavalcanti, Jair Rocha, Márcia Passos e Ruby Silva; e coordenação de Sônia Bierbard sobre as personagens históricas da Justiça, com visita guiada pela sede do Judiciário. Local: Palácio da Justiça de Pernambuco.

Quinta-feira (15/8) - Tarde

Solenidade pelos 197 anos do TJPE com palestra entrega do Diploma de Honra ao Mérito a Servidores, apresentações culturais e corte de bolo de aniversário. Local: Esmape/TJPE.

15h - Palestra "Comunicação e Motivação", com o jornalista Márcio Bonfim.

16h - Premiação do Muito Além das Metas.

17h - Entrega de Diploma de Honra ao Mérito a 58 servidores do Poder Judiciário de Pernambuco, apresentação da Quadrilha Junina Lumiar e corte de bolo de aniversário.


Sexta-feira (16/8)

Das 9h às 15h - Balcão de serviços para a população com: orientação jurídica; orientação para consumidores; agendamento de sessões de conciliação de processos para a pauta da Semana Nacional da Conciliação; inscrição para reconhecimento gratuito de união estável; emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito; serviços de saúde com psicólogos, enfermeiros, biomédicos, cirurgiões-dentistas e nutricionistas; massoterapia relaxante e ventosaterapia; distribuição de preservativos; serviços de orientação para o trânsito; panfletagem sobre temas diversos; e serviços de beleza, com corte de barba e cabelo, limpeza de pele e maquiagem. Corte de bolo de aniversário. Local: Pátio do Carmo, bairro de Santo Antônio, no Recife.


Domingo (18/8)

7h - 1ª Caminhada e Corrida TJPE Desembargador Odilon de Oliveira Neto. Inscrições através do site www.corre10.com.br para público externo; e do Sympla, para magistrados, servidores e terceirizados. Local: Largada em frente ao Palácio da Justiça, com percurso pelos pontos turísticos do Recife Antigo.

Endereços

  • Palácio da Justiça: Praça da República com Rua do Imperador Dom Pedro II, s/n, bairro de Santo Antônio, no Recife.
  • Escola Judicial de Pernambuco (Esmape/TJPE): Rua Desembargador Otílio Neiva Coêlho, s/n, Ilha Joana Bezerra, no Recife, ao lado do Fórum da Capital.
  • Restaurante Spettus: Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 1.500, bairro de Boa Viagem, no Recife.
  • Pátio do Carmo: Avenida Dantas Barreto, 646, bairro de Santo Antônio, no Recife.

O Aniversário de 197 anos do TJPE é organizado pela Presidência, através de: Diretoria Geral; secretarias de Gestão de Pessoas, Judiciária e Administrativa; diretorias Financeira, de Engenharia e Arquitetura e de Infraestrutura; Assistência Policial Militar e Civil; Escola Judicial de Pernambuco; Consultoria Jurídica; Serviço de Terceirização; Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos; Assessorias de Cerimonial e de Comunicação Social; e parceiros. Todo material de divulgação produzido será encaminhado para reciclagem ao final do evento.
................................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Imagem: Publicidade e Design | Ascom TJPE