Últimas Notícias em destaque Últimas Notícias em destaque

Voltar

Ascom TJPE atua de forma integrada como ponte entre o Judiciário e a sociedade durante a pandemia

Como se manter acessível à população em um cenário de pandemia, onde as formas de realizar as atividades tiveram de passar por grandes e rápidas transformações? Diante de todos os desafios, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) apostou na comunicação como uma importante ferramenta para permanecer disponível aos cidadãos, além de divulgar as medidas adotadas para manter os serviços funcionando.

Em 2020, a presença do TJPE em veículos de imprensa teve um aumento de 150%, com a publicação de matérias e entrevistas em TVs, rádios, sites de notícias e jornais de grande circulação local e nacional. Em contrapartida, as pessoas também se conectaram ao Judiciário pernambucano em busca de informações e serviços. Com a produção de mais de 40 campanhas informativas direcionadas às redes sociais, agora são mais de 72 mil seguidores acompanhando a instituição em suas redes sociais.

Para tornar possível essa conexão, a equipe da Assessoria de Comunicação Social (Ascom TJPE) exerceu um papel fundamental na construção de uma ponte entre o Judiciário e a sociedade. Pela primeira vez, temas relacionados ao TJPE foram divulgados em mais de 10 mil matérias publicadas na mídia em um único ano, o que representou uma marca histórica para a Assessoria de Comunicação. A quantidade de notícias aumentou de 4.460 no ano de 2019 para 12.167 em 2020, sendo 1.921 delas só no mês de outubro. De todo o conteúdo publicado, houve uma redução de 30% em relação ao número de matérias negativas comparado ao ano de 2019.

Para o assessor de Comunicação Social do TJPE, o jornalista Joezil Barros, o alcance obtido por informações de relevante interesse social mostra que a comunicação entre as instituições e a população é um instrumento indispensável para a promoção da cidadania. “O trabalho desenvolvido pela Ascom reflete os princípios do Tribunal de Justiça de Pernambuco como um todo, que é o de garantir o amplo acesso à Justiça, fazendo com que o Judiciário continue ao alcance de todos os pernambucanos em um período de grandes desafios e transformações como este que enfrentamos”, ressalta.  

Segundo a assessora-adjunta de Comunicação, Rebeka Maciel, o resultado foi alcançado com o empenho de toda a equipe. “Durante a pandemia, tivemos um aumento significativo da demanda e só chegamos a esses números por causa do esforço, da disponibilidade e do comprometimento dos profissionais que integram a Assessoria, que sabem da importância dos serviços judiciais para a população”, avalia.

Você conhece o trabalho realizado pela Ascom TJPE?

A Ascom TJPE é a Unidade responsável por produzir e divulgar os assuntos relacionados às atividades e serviços prestados pelo Tribunal.

Quando você fica sabendo pela TV de casos de grande repercussão relacionados a processos judiciais, ou toma conhecimento deles por meio de jornais impressos, rádios e sites de notícias, essas informações, de forma geral, são transmitidas e confirmadas aos veículos de comunicação através do Núcleo de Imprensa. Esse setor também é responsável pela divulgação na mídia dos serviços prestados pelo Judiciário e por fazer chegar ao conhecimento da população importantes decisões judiciais de interesse coletivo, em uma linguagem simplificada e ao alcance de todos. Além disso, as matérias produzidas pelo Núcleo também podem ser encontradas em sites jurídicos, como o do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Consultor Jurídico (Conjur) e do próprio TJPE. No âmbito interno, a produção de notícias, avisos e material de divulgação de eventos e campanhas mantém os integrantes do Judiciário estadual informados.

Se você prefere acompanhar as notícias do Judiciário por meio das redes sociais, nossas informações estão disponíveis nos perfis oficiais do Tribunal. No Instagram, mais de 11 mil pessoas se conectaram ao TJPE entre os meses de fevereiro e dezembro de 2020. Esse número representou um aumento de 28,5% na quantidade de usuários, que agora já ultrapassa os 40 mil. No Twitter e no Facebook, já são mais de 16 mil seguidores em cada plataforma.

Para gerenciar toda essa movimentação, o Núcleo de Comunicação Virtual, além de aprovar e publicar o conteúdo produzido, é responsável por medir os principais indicadores de desempenho de cada rede, garantindo que a informação chegue de forma efetiva à maior quantidade de pessoas. Com o acompanhamento dos temas mais relevantes para os usuários e a partir da interação com o público, a Ascom TJPE desenvolve e aprofunda os assuntos mais importantes para a população.

E para que a informação seja transmitida de uma forma clara e objetiva, é preciso adaptar o formato e a linguagem das mensagens. Para isso, o conteúdo publicado nas redes sociais e nas campanhas desenvolvidas pelo TJPE é produzido pela equipe do Núcleo de Publicidade e Design, que funciona como uma agência de publicidade dentro da instituição. Profissionais com formação na área são responsáveis pela execução de todos os projetos gráficos do TJPE, incluindo materiais impressos como cartazes, folders, panfletos, cartões, jornais, relatórios, revistas e banners. Para o meio virtual, são elaboradas as postagens que irão para as redes sociais, além dos projetos gráficos para o site do TJPE. Em um ano marcado pela comunicação remota, o Núcleo atuou de forma decisiva para que campanhas como “TJPE no combate ao Coronavírus” e divulgação dos aplicativos “TJPE Atende” e “Nísia” chegassem ao conhecimento da população de maneira simples e atrativa. No total, foram 55 campanhas direcionadas para os públicos externo e interno do tribunal.

O TJPE também investiu em produções em vídeo no último ano. O Núcleo de Rádio e TV desenvolveu mais de 20 produções audiovisuais no ano de 2020. Buscando atingir pontos de grande relevância social, o Núcleo abordou questões como o aumento de casos de violência contra a mulher durante o período da pandemia; as ações de planejamento e execução do trabalho remoto durante a suspensão das atividades; e as medidas adotadas para o retorno gradual do trabalho presencial.

A realização de transmissões ao vivo (lives) por meio das redes sociais do Tribunal consistiu em uma solução inovadora para oferecer às pessoas a oportunidade de participar e conhecer as atividades. O Núcleo de Rádio e TV foi responsável pela produção e disponibilização de eventos pioneiros como a primeira transmissão via Streaming (Youtube) da Seção Criminal (Caruaru), o Aniversário de 198 anos do TJPE (live), o lançamento do Projeto Juízo 100% Digital - TJPE e CNJ (live), além da posse de 46 novos servidores (Live) e cerimônia de casamento coletivo - Nupemec (Live).
...................................................................................................
Texto: Amanda Machado  | Ascom TJPE
Arte: Publicidade e Design | Ascom TJPE