Últimas Notícias em destaque

Voltar

Cejusc realiza audiências de conciliação em Abreu e Lima e Salgueiro

Pessoas aguardam atendimento em frente ao ônibus do TJPE sentadas em cadeiras

O ônibus da Justiça Itinerante foram prestados 70 atendimentos, sendo realizadas 51 audiências que resultaram em 34 acordos

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do município de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife (RMR), realizou, sábado (9/6), a I Pauta Concentrada. A ação tem o intuito de solucionar os conflitos dos moradores da localidade através de métodos consensuais, resolvendo o maior número de demandas, no menor intervalo de tempo. A iniciativa foi uma parceria entre o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Prefeitura de Abreu e Lima.
 
Para a ocasião, foram selecionadas cerca de 150 demandas processuais e pré-processuais das três Varas Cíveis da Comarca. As audiências aconteceram no ônibus da Justiça Itinerante que esteve no local. Ao todo foram prestados 70 atendimentos, sendo realizadas 51 audiências que resultaram em 34 acordos. Nos casos em que apenas uma das partes compareceu, houve orientação quanto ao encaminhamento da demanda.

Casal abraçado por trás de bolo

A dona de casa Regina de Araújo Costa e o autônomo David João Nóbrega se casaram no evento

Durante a ação, foi celebrado um casamento coletivo para 120 casais do município. A dona de casa Regina de Araújo Costa, 29 anos, aproveitou a oportunidade para oficializar a união de 7 anos com o autônomo David João Nóbrega, de 25 anos. “Nós moramos juntos mas não tínhamos condições financeiras de fazer o casamento. Essa iniciativa do casamento coletivo foi excelente. Está sendo uma oportunidade maravilhosa, porque a gente já tinha sonhado com o casamento mas não tinha condições de realizar”, revelou a noiva.
 
Os moradores da região puderam contar com diversos serviços oferecidos ao longo do dia. No total, foram realizados 460 atendimentos de saúde como testes de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação contra tétano e hepatite B, exames de mamografia, orientação nutricional e fisioterapia. Também foi possível dar entrada para obtenção de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, que totalizaram 122 atendimentos.
 
Salgueiro – No período de 4 a 8 de junho foi realizada a I Pauta Concentrada do Cejusc de Salgueiro, Sertão do Estado. Foram selecionados 125 Termos Circunstanciados que tramitam na Vara Criminal da Comarca. Em cinco dias, aconteceram 88 audiências de conciliação, resultando em 70 acordos homologados.
 
As iniciativas acontecem sob a coordenação da Gerência de Tratamento de Demandas Repetitivas e Grandes Eventos do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

....................................................................................................................................................
Texto: Amanda Machado  |  Ascom TJPE
Fotos: Tarciana Chalegre | Nupemec - Colaboradora Ascom TJPE