Últimas Notícias em destaque Últimas Notícias em destaque

Voltar

Em homenagem ao Mês da Mulher, TJPE vai realizar série de lives com temas voltados aos direitos e proteção feminina


Para celebrar o Mês da Mulher, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através da Coordenadoria da Mulher, vai promover uma série de palestras e debates com temas voltados aos direitos e liberdades femininas. O objetivo da ação é expandir o diálogo com a sociedade sobre temas relevantes na luta contra a opressão e violência doméstica. 

Tendo em conta à atual situação da pandemia da Covid-19, as palestras acontecem no formato de lives, que serão transmitidas, simultaneamente, pelos Instagrans do TJPE (@tjpeoficial) e da Escola Judicial – Esmape (@esmapetjpe). As lives serão promovidas a partir do dia 16 de março, sempre com início às 19h, tendo como mediadora a coordenadora da Mulher, desembargadora Daisy Andrade.

Abrindo a série de lives da Coordenadoria da Mulher, o primeiro evento acontece na próxima terça-feira (16/3), e vai ser conduzido pela juíza da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher de Jaboatão dos Guararapes, Luciana Marinho. No encontro virtual, a magistrada vai falar sobre o tema A Lei Maria da Penha e o desenvolvimento de ferramentas para a agilização processual e denúncia de mulheres vítimas de violência. A segunda live acontece na quinta-feira (23/3), sobre o tema Relacionamentos abusivos: primeiros sinais de violência doméstica, e a última ocorre no dia 30 de março, abordando o assunto Empoderamento feminino.

A coordenadora da Mulher do TJPE, desembargadora Daisy Andrade, ressalta que a programação virtual idealizada pelo Judiciário pernambucano em comemoração ao Dia Internacional da Mulher tem como principal objetivo promover a reflexão na sociedade através da abordagem de temas variados que tratam da importância da proteção da mulher.

“Com essa série de lives, o Judiciário pernambucano busca disseminar orientações em prol do combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, de modo a tornar os internautas multiplicadores de informações no combate a esse tipo de crime. O foco da Coordenadoria da Mulher do TJPE é a corresponsabilidade social, a ampliação da parceria com a população nos esclarecimentos sobre a Rede de Proteção da Mulher no Estado, e a disseminação das informações no combate à violência de gênero”, pontua a desembargadora Daisy Andrade.

Integrando também a programação de eventos, o TJPE, através da Coordenadoria Estadual da Mulher, irá, exclusivamente, priorizar o julgamento de casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres na 17ª edição da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, no período de 8 a 12 de março. Confira mais informações sobre o evento.   
 
TJPE apoia projeto de conscientização do Shopping Difusora no combate à violência contra a mulher em Caruaru
 

Em comemoração ao Mês da Mulher, a Comarca de Caruaru está promovendo uma ação voltada para a proteção à mulher e ao empoderamento feminino. A campanha está sendo realizada pelo Shopping Difusora, até o dia 17 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e consiste na instalação de um Violentômetro e, também, na distribuição de frases com foco na autoestima feminina por todo o prédio.

O Violentômetro foi instalado no terceiro piso do Shopping Difusora. A peça simula um caminho, com totens de pessoas em tamanho real estampando nas suas camisas os tipos de violência mais comuns praticadas contra as mulheres, tendo como última mensagem o número do Disque Denúncia.

Já as peças publicitárias de empoderamento feminino foram distribuídas nos banheiros femininos e também nos elevadores do Shopping. Entre as frases da campnha, destacam-se “Ame-se para depois amar”; “Você é linda do jeito que você é”; “Seja a mulher da sua vida”; “Uma mulher confiante só segue um padrão de beleza: o dela”; dentre outras. O projeto é coordenado pelo Departamento de Marketing do Shopping Difusora, que também vem promovendo uma ação digital de reconhecimento às mulheres funcionárias que fazem a história do estabelecimento.

O gerente de Marketing, Paulo Magalhães, compartilha que o projeto do Violentômetro foi inspirado em uma ação desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) em parceria com o Shopping Rio Mar de Fortaleza.  Conta, também, que teve contato com o TJPE em janeiro deste ano, para que fosse veiculado nas tvs e redes sociais do Shopping Difusora uma campanha da Coordenadoria da Mulher contra a violência doméstica, de modo que quando foi idealizar a campanha do Mês da Mulher este ano, a sua equipe logo entrou em contato com o Judiciário pernambucano para contar com a sua parceria.

“Nós apresentamos a ideia ao TJPE, para sabermos se haveria a possibilidade de esta campanha ser assinada em conjunto com uma instituição de peso no combate à violência de gênero. Então, adaptamos os textos e apresentamos as artes à Coordenadoria da Mulher, e tudo foi aprovado pelo Judiciário.  A nossa campanha busca a conscientização da sociedade e das próprias mulheres. Esta data deve ser lembrada, sim, com amor e sutileza, mas também com conscientização”, afirma Paulo.
......................................................................................
Texto: Micarla Xavier | Ascom TJPE
Arte: Núcleo de Publicidade e Design | Ascom TJPE