Últimas Notícias em destaque Últimas Notícias em destaque

Voltar

Esmape inicia comemoração dos seus 34 anos com homenagem a personalidades

André Rio cantando durante o aniversário da Esmape
André Rio, um dos homenagedos pela Esmape, fez uma breve apresentação durante a solenidade 

A Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) deu início, nesta segunda-feira (23/8), à comemoração dos seus 34 anos de existência. No primeiro dia de atividades, personalidades receberam a Medalha de Honra ao Mérito Juiz Aluiz Tenório de Brito, a mais alta condecoração concedida pela instituição. A distinção é outorgada a profissionais que se destacam em seu campo de atuação. A entrega da honraria foi dividida em duas etapas devido aos protocolos sanitários exigidos por conta da pandemia da Covid-19. A continuação será realizada na tarde desta terça-feira (24/8). Ao todo serão quatro dias de celebração. Nos dias 25 e 26, as atividades serão transmitidas pelo Canal do Youtube da Esmape, das 18h30 às 21h30, onde também será exibido um resumo das homenagens realizadas. Confira os agraciados do dia 23 e 24 de agosto. 

Na solenidade, que foi realizada no auditório Desembargador Nildo Nery, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira, destacou a importância da Esmape. “Esta escola carrega na alma a formação profissional dos nossos magistrados e servidores. É aqui que se aprende a servir ao Poder Judiciário. Nós não somos apenas pensadores ou operadores do Direito. Somos pessoas que vivenciamos a vida comum, sentimos o drama das pessoas e aprendemos com esse drama da vida a formatar o magistrado e o servidor ideal para cumprir a missão judiciária”, afirmou o chefe do Judiciário pernambucano. Para ele, a Esmape é a instituição mais importante do Judiciário, já que tem como missão formar bons profissionais.

O diretor da Esmape, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, falou, no seu discurso, sobre os desafios enfrentados durante a pandemia e a reinvenção da instituição, que uniu todos os esforços para se adaptar ao novo cenário e continuar oferecendo capacitações. “Tivemos de nos adaptar às novas circunstâncias e a novos fatos. Assim, tivemos que modificar em ação. Nossos projetos se transformam em outros. Transformaram-se em construir virtudes”, disse o diretor. O desembargador agradeceu a presença dos presentes e ressaltou a importância de todos. “Saibam que cada uma e cada um também são responsáveis por construir a história da Escola Judicial de Pernambuco ao longo de mais de três décadas. Estamos trabalhando por vocês, e espero contar com a contribuição de cada uma e cada um para a realização dos projetos educacionais e também com as ações voluntárias de nossos parceiros”.

Mesa da solenidade de 34 anos da Esmape
Presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, destaca o trabalho desenvolvido pela Esmape

Na ocasião foram exibidos vídeos com o resultado alcançado pela Esmape durante a pandemia e com os homenageados J. Borges, xilogravurista que também assinou a identidade visual do evento; o compositor Onildo Almeida, que escreveu a música A feira de caruaru gravada por Luiz Gonzaga; e o ilustrador, Romildo Araújo Lima, conhecido como Ral Lima. O cantor André Rio foi um dos agraciados com a Medalha e ao final do evento recitou um poema e cantou algumas canções, como O último regresso, do compositor Getúlio Cavalcanti. Além da Medalha, cada homenageado ganhou um quadro de J. Borges feito especialmente para a comemoração. 

Além do presidente do TJPE e o diretor-geral da Esmape, o vice-diretor e o juiz supervisor da Escola, desembargador Waldemir Tavares de Albuquerque Filho e Silvio Romero Beltrão, respectivamente, e o juiz Alexandre Freire Pimentel, representando o Corregedor Geral da Justiça, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, compuseram a mesa da solenidade.

Webinário – Nos dias 25 e 26 de agosto, será realizado o webinário Esmape 34 anos: cultura e educação. O evento será transmitido pelo Canal do Youtube da instituição, das 18h30 às 21h30. Na programação estão previstas palestra com o psicólogo e servidor do TJPE, Pedro Gabriel, com a professora Fernanda Bérgamo e com o pároco Arlindo Laurindo. Durante os dois dias, também haverá apresentação do cantor e compositor André Rio. Participe e comemore com a Esmape os seus 34 anos! Mais informações aqui.

.........................................................
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE
Fotos: Armando Artoni | K9 Produções