Últimas Notícias em destaque

Voltar

Esmape tem nova sede

Auditório lotado

Público prestigiou inauguração realizada no auditório Desembargador Nildo Nery

A inauguração do novo prédio da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape – TJPE), realizada na noite de 2 de fevereiro de 2018, marcou a última solenidade do desembargador Leopoldo Raposo à frente da Presidência do Poder Judiciário do Estado e do desembargador Eurico de Barros como diretor-geral da unidade educacional. No último dia 5, o desembargador Adalberto de Oliveira Melo assumiu o cargo de presidente da Corte estadual. Com cinco pavimentos e aproximadamente 9,8 mil metros quadrados de área construída, o edifício está localizado ao Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, Ilha Joana Bezerra, no Recife. Confira as fotos no perfil do TJ de Pernambuco no Flickr

Durante a cerimônia de inauguração – que contou com a presença de autoridades locais, nacionais e internacionais – foram realizados discursos, homenagens, entregas de medalhas, apresentações culturais e descerramento de placa de instalação do imóvel. O prédio recebeu o nome Desembargador Cláudio Américo de Miranda, presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) no período em que a Escola foi fundada em 1987.

No início da cerimônia, 18 personalidades foram agraciadas com a Medalha de Honra ao Mérito Juiz Aluiz Tenório de Brito pelas contribuições ao Judiciário pernambucano. Dentre elas, o ex-presidente do TJPE e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Og Fernandes; o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador Manoel Erhardt; e o advogado Silvio Neves Baptista. Confira a lista completa AQUI.

Também homenageado, o então presidente do TJPE, desembargador Loepoldo Raposo, recebeu um diploma pelos serviços prestados ao Tribunal e à Escola. “No biênio, realizamos mais de 50 grandes obras, tendo a Esmape como nossa maior entrega. Um local moderno, que vai trazer benefícios para desembargadores, juízes, servidores e demais usuários”, declarou o magistrado. Ainda durante a solenidade, houve apresentações do Coral do TJPE e da Trupe do Faz e Conta, grupo teatral formado por servidores da casa.

Fachada do prédio iluminada em cor azul

Fachada do novo prédio localizado ao lado do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, no Recife

No local, a Esmape vai ampliar a oferta de cursos, em uma estrutura moderna, confortável e acessível, para formação inicial e aperfeiçoamento continuado de servidores e magistrados do Judiciário Estadual, a fim de propiciar serviços jurisdicionais eficientes à população do Estado. A sustentabilidade é uma das características do novo prédio da Esmape TJPE, que conta com sistema de reutilização da água, estação de tratamento de esgoto e coleta seletiva de lixo. Todos os espaços, desde as calçadas até o último piso, possuem acessibilidade para pessoas com deficiência física.

O primeiro andar reúne dois auditórios com capacidade aproximada para 100 e 440 lugares, sala de imprensa, biblioteca com 500 metros quadrados e espaço de convivência. São 20 salas de aula distribuídas pelo segundo e terceiro andares. O prédio também possui salões compactos para simulação de júri e de audiência, laboratório de informática, parque gráfico e oficina de marcenaria, pintura e elétrica, além de espaços para restaurante com cozinha industrial e cafeteria. O local também irá abrigar o Centro de Estudos Judiciários (CEJ).

Notícias relacionadas

Escola Judicial de Pernambuco tem novo diretor-geral

Esmape TJPE recebeu lançamento de livro do desembargador Eurico de Barros

...............................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Anderson Freitas | Agência Rodrigo Moreira