Últimas Notícias em destaque Últimas Notícias em destaque

Voltar

Foto de Adalberto de Oliveira Melo passa a integrar a galeria de presidentes que acaba de ser reformada

Durante as comemorações dos seus 199 anos, o Tribunal de Justiça de Pernambuco inaugurou, nesta segunda-feira (16/8), a nova ambientação da Sala dos Desembargadores da Corte, localizada no primeiro andar do Palácio da Justiça. O espaço passou por reforma e os móveis foram restaurados. Na ocasião, também houve a inauguração da nova galeria de presidentes do Judiciário Pernambucano e a aposição da fotografia do desembargador Abalberto de Oliveira Melo, que presidiu o Tribunal no biênio 2018/2020.

A sala dos desembargadores foi revitalizada e os móveis presentes no espaço foram restaurados, com destaque para a nova galeria de presidentes e para as cadeiras em estilo manuelino, que foram minuciosamente recuperadas. Na galeria de presidentes, há a imagem de todos magistrados que administraram o Tribunal desde 1914 até o dias atuais, em ordem cronológica. Nesta segunda, a foto do desembargador Adalberto de Oliveira Melo foi incluída neste seleto grupo.

Ao presidir o TJPE no biênio 2018/2019, o magistrado foi o primeiro pernambucano de Caruaru a ocupar o cargo em quase 200 anos de história do Tribunal. “Uma honra por estar próximo de tantos desembargadores que por aqui passaram. Me sinto plenamente realizado. Não é fácil chegar até aqui. Precisa de muito sacrifício e muita preocupação com seu próximo. A partir daí é que podemos dizer que estamos cumprindo nossa missão”, declarou Melo na solenidade.

O presidente comemorou a inauguração das novas instalações e prestou homenagem ao desembargador Adalberto de Oliveira Melo. “Estamos inaugurando hoje a sala que guarda a galeria dos presidentes do Tribunal e vocês vão ver que é tão linda. Nesta oportunidade, descerramos a fotografia do desembargador Adalberto de Melo. Ela remete a uma passagem do passado que se foi, mas não se esquece. Um retrato de instante a ser guardado para sempre. Esta fotografia guarda a lembrança do desembargador Adalberto de Melo, bem como todas as expostas na galeria. Trazem a lembrança que, após o triunfo, não vem o esquecimento. Os feitos perduram captados eternamente em uma fotografia. A homenagem, portanto, é merecida, coroando o trabalho desenvolvido pelo desembargador a frente desta Corte de Justiça”, afirmou o presidente Fernando Cerqueira Norberto dos Santos.

O Chefe do Poder Judiciário agradeceu o empenho da equipe técnica contratada para concretizar o projeto de reforma elaborado pela Diretoria de Engenharia e Arquitetura do TJPE. “Agradeço o trabalho dos arquitetos, dos restauradores e de outros profissionais que tornaram possível a revitalização e restauração desses espaços presentes em nosso Tribunal”, disse Cerqueira ao encerrar a solenidade.

Galeria Virtual - Para conhecer cada um dos ex-presidentes da Corte, o público também pode acessar a reprodução completa e virtual da galeria no site do TJPE. Na página, há biografias e fotos dos magistrados que já ocuparam o cargo máximo do Judiciário pernambucano.

----------------------------------------------
Texto: Bruno Brito | Ascom TJPE
Foto: Armando Artoni | Ascom TJPE