Últimas Notícias em destaque Últimas Notícias em destaque

Voltar

Gestor da Meta 4 em Pernambuco reúne-se com membros do MPPE e da SDS para discutir Semana Nacional do Júri

O evento acontece de 17 a 21 de março do próximo ano com julgamentos em todas as unidades com competência para júri

O gestor em Pernambuco da Meta 4 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp/ CNJ), desembargador Alexandre Assunção, reuniu-se, nesta sexta-feira (6), com membros do Ministério Público do Estado (MPPE) e da Secretaria de Defesa Social para discutir a realização da Semana Nacional de Tribunal do Júri. O objetivo do evento, que acontece de 17 a 21 de março do próximo ano, é realizar em toda unidade judiciária com competência para júri ao menos um julgamento relativo à meta para cada dia da semana.

Estiveram presentes no encontro o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais do MPPE, Antônio Carlos de Oliveira Cavalcante, e o gestor de Metas da Enasp na Secretaria de Defesa Social, delegado Ricardo Silveira. Ambos garantiram apoio ao evento.

Durante a reunião, também ficou definido que Jaboatão dos Guararapes será a Comarca Enasp. O objetivo será zerar o número de processos da Meta que tramitam nas duas Varas de Tribunal do Júri da cidade. As unidades foram escolhidas devido ao número de processos relativos a crimes dolosos. No total, são 318 processos referentes à meta que estão pendentes de julgamento. Outros 171 estão suspensos porque os réus estão foragidos.

O delegado Ricardo Silveira garantiu que a SDS tratará com prioridade a captura dos acusados que respondem a processos na comarca e estão foragidos. "No que precisar, a Secretaria contribuirá para o sucesso do evento.

O procurador Antônio Carlos também enfatizou que o MPPE apoiará o evento. "Vamos fazer. Vamos nos organizar para estar presente durante a semana", afirmou

Segundo o desembargador Alexandre Assunção, o apoio do Ministério Público, da Defensoria Pública e da SDS é fundamental para a realização do evento. "São parceiros importantes do Judiciário e precisamos contar com eles para que a Semana seja um sucesso", explicou.

Júris - O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) atingiu, essa semana, a marca de dois mil júris realizados esse ano. Um aumento de 23,76% em relação a 2012, quando foram realizados 1.616 julgamentos. Segundo o desembargador Alexandre Assunção a expectativa é de que até o fim do ano, o número de júris realizados chegue a 2.100.

Para a organização da Semana Nacional de Tribunal do Júri, um ofício foi encaminhado aos magistrados de Pernambuco solicitando que eles mandem, até o dia 10 de dezembro, a pauta de julgamentos prevista ou proposta para o evento.

 

....................................................................................

Texto e foto: Rebeka Maciel | Ascom TJPE