Últimas Notícias em destaque

Voltar

Memorial da Justiça de PE promoverá Oficina de bonecas Abayomis

Bonecas contornam o mapa do Brasil

O Memorial de Justiça de Pernambuco promove, no próximo sábado (19/8), uma oficina de bonecas Abayomi, a partir das 9h30, no prédio da instituição, na avenida Alfredo Lisboa, s/n, no Forte do Brum. A ação disponibiliza 35 vagas para o evento, sendo 20 para adultos, e 15 para crianças, a partir de sete anos de idade. A atividade integra as comemorações dos 195 anos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Na oficina, será revelada um pouco da história das bonecas. Símbolo de resistência, as abayomi eram feitas pelas mães africanas, que, no transporte de escravos entre África e Brasil, rasgavam pedaços de suas próprias saias e deles criavam pequenas bonecas, feitas com nós e tranças (sem costura alguma). O objetivo era acalentar seus filhos durante a cruel viagem.

No evento, haverá um bate-papo sobre a confecção das bonecas pelas mulheres que vinham dos navios negreiros, abordando, a partir desse ponto, os temas da escravidão e as questões de gênero dessa época até os dias hoje. “Pretendemos estimular o reconhecimento da identidade afro-brasileira e promover a superação das desigualdades de gênero”, enfatiza a responsável pelo Núcleo Educativo do Memorial de Justiça, a pedagoga Gabriela Severien.

Inscrições - Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail para memorial.educativo@tjpe.jus.br. No e-mail, precisam informar: nome, idade, se possuem algum tipo de deficiência, e o contato telefônico.

Transporte - Os participantes deverão estar na escadaria do Palácio da Justiça, no sábado (19/8), às 9h. Do local, serão transportados para o Memorial da Justiça em ônibus do TJPE. E ao final do evento, um ônibus levará os participantes de volta para o Palácio da Justiça. 

Notícias relacionadas

Aniversário do TJPE: celebração pelos 195 anos começa às 9h de segunda-feira (14/8)

TJPE celebra 195 anos com atividades até o fim do mês
.......................................................................................
Texto: Ivone Veloso  |  Ascom TJPE
Fonte: Afreaka e Bonecas Abayomi
Fotos: Afreaka e Memorial da Justiça