Últimas Notícias em destaque

Voltar

Memorial da Justiça do TJPE implanta horta orgânica

Horta em área do Memorial perto da pista onde se veem dois caminhões parados

Horta foi implantada em área lateral do Memorial da Justiça

O Memorial da Justiça completou, neste mês de outubro, três meses de implantação de sua horta orgânica. No espaço, foram plantados maracujá, melão, maçã, tomate, alface, coentro, pimentão, couve, alho, brócolis, pimenta, hortelã, capim santo, manjericão e erva cidreira, entre outros alimentos.

Horta e parte do prédio do Memorial ao fundo

A servidora e engenheira civil Vilma Alves de Souza concebeu a ideia da implantação da horta juntamente com o servidor Luiz Filipe Cordeiro. Os dois participaram de um grupo de trabalho para contribuir com ações no Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça de Pernambuco (PLS/TJPE).

“Nós pensamos que uma horta no Memorial seria de grande utilidade, já que recebemos visitas de estudantes e pesquisadores, tanto de escolas como de universidades. A ação vai ampliar a consciência ambiental de nossos visitantes”, defende Vilma Alves, que cursa o mestrado de Gestão Ambiental no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Atualmente, os servidores e colaboradores do Memorial da Justiça do TJPE participam do cuidado com a manutenção da plantação para que “eles possam consumir alimentos mais saudáveis, cultivados por eles mesmos”, explica a servidora. O projeto está aberto para a participação de outros servidores. Caso queira participar, o colaborador deve ligar para (81) 3181-9440.

A servidora adianta que existe a intenção de criar um jardim sensorial no prédio. Trata-se de um espaço onde as pessoas, além de ter contato com a natureza, possam também estimular os seus sentidos, por meio do toque, do cheiro e do paladar. A finalidade, explica Vilma, é aumentar a acessibilidade ao meio ambiente dos visitantes do Memorial que apresentem alguma deficiência". “Eles poderão desfrutar e entender de maneira sensitiva as espécies cultivadas na horta”.

..............................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE