Últimas Notícias em destaque

Voltar

No 2º Grau, Semana de Acordos chega a 83% de resoluções pacíficas entre clientes e plano de saúde

Seis pessoas conversando e sorrindo sentadas em volta de mesa durante sessão de conciliação

Em grau de recurso, população pode procurar Cejusc localizado no Fórum Thomaz de Aquino

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do 2º Grau, realizou, entre os dias 27 e 31 de maio, uma Semana de Acordos para solucionar processos envolvendo consumidores e a empresa SulAmérica planos de saúde. Na ocasião, foram realizadas 84 sessões de conciliação, com um total de 70 acordos homologados, o que representou um percentual de 83% de resoluções pacíficas das demandas. Promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o evento aconteceu no 3º andar do Fórum Thomaz de Aquino Cyrillo Wanderley, no Recife.

“O caráter preventivo e conciliatório é fundamental para que seja possível ao Judiciário promover a pacificação social e a redução das demandas”, afirma o coordenador Setorial dos Cejuscs, desembargador Leopoldo Raposo. O magistrado destaca ainda a preservação das relações interpessoais. “Entendo que essa iniciativa de fazer mediação é muito importante, porque não só desafoga o Judiciário como também concilia as partes, restaurando nelas as relações de estima e amizade que antes existiam”, enfatiza o magistrado.

Para a coordenadora do Núcleo de Conciliação Judicial da SulAmérica, Andrea Soldati, a iniciativa representa uma oportunidade de agilizar as ações judiciais em que a empresa figura como uma das partes. “A SulAmérica acredita que a busca por alternativas para a solução de conflitos é essencial para a evolução do relacionamento com seus segurados e também com o Poder Judiciário, por isso, desde 2013, possui um Núcleo de Conciliação que tem como objetivo conferir maior agilidade ao andamento dos processos judiciais. A parceria com o Cejusc de 2º grau do TJPE foi um exemplo de sucesso desse trabalho, que resultou no encerramento de diversos processos judiciais em que a SulAmerica era parte”, lembra.

A equipe do Cejusc 2º Grau do TJPE trabalha para a realização de mais Semanas de Acordo e está em contato com duas empresas do ramo de planos de saúde e demais partes envolvidas para conciliação das demandas. A Unidade Judiciária funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, no terceiro andar do Fórum Thomaz de Aquino, localizado na avenida Martins de Barros, 593, bairro de Santo Antônio, no Recife. O contato pode ser feito através do e-mail conciliar.tribunal@tjpe.jus.br ou dos telefones (81) 3182-0660 / 0746.

Unidades – Os 21 Cejuscs de Pernambuco funcionam nos fóruns de cada comarca e são unidades auxiliares do Poder Judiciário que possuem a finalidade de promover a solução dos conflitos, a exemplo do que ocorre nas Câmaras de Conciliação e Mediação. Confira os endereços AQUI. Para atendimento no local, não é obrigatório o acompanhamento de advogado para fazer um pedido de conciliação. 
....................................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Foto: Esmeralda Bione | Cortesia