Últimas Notícias em destaque Últimas Notícias em destaque

Voltar

Pleno do TJPE celebra posse solene dos desembargadores Isaías Lins, Paulo Araújo e Gabriel Oliveira

Desembargadores Isaías de Andrade Lins Neto, Paulo Romero de Sá Araújo e Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho
Desembargadores Isaías de Andrade Lins Neto, Paulo Romero de Sá Araújo e Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho na Sala de Sessões do Pleno do TJPE, no Palácio da Justiça
 
O Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realizou, na manhã desta segunda-feira (20/06), uma sessão solene para apresentar os três novos desembargadores da corte: Paulo Romero de Sá Araújo, Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho e Isaías de Andrade Lins Neto. A cerimônia foi presidida pelo 1º vice-presidente do Judiciário pernambucano, desembargador Antenor Cardoso Soares Junior, em substituição ao presidente, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, que se recupera de covid-19 e participou virtualmente da sessão.
 
A sessão solene foi prestigiada por diversas autoridades, desembargadores, juízes e juízas e servidores e servidoras do Tribunal. Compuseram a mesa da sessão o governador do Estado, Paulo Câmara; o presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros; o procurador-geral de Justiça Paulo Augusto de Freitas Oliveira; o defensor público-geral Henrique Costa da Veiga Seixas; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), Fernando Ribeiro Lins; e o prefeito do Recife, João Campos.
 
O desembargador Fábio Eugênio de Oliveira Lima fez a saudação aos novos colegas em nome da Corte. O magistrado exaltou a história de vida dos novos desembargadores, todos juízes de carreira, e falou da missão do Judiciário e de magistradas e magistrados para garantir o cumprimento da lei e a promoção da justiça social e da democracia em um cenário político, econômico e social desafiador e polarizado. “Diante dessa realidade, declaro que tomam assento três magistrados experientes e credores de elevado respeito para dar continuidade aos avanços do Judiciário. Esses avanços são fruto do trabalho de diversas gerações anteriores”, afirmou.
 
Em seu discurso de posse, o desembargador Isaías de Andrade agradeceu o apoio da família e dos colegas magistrados no início da carreira como juiz, quando tinha seus vinte e poucos anos, homenageando a esposa Kerima e o filho Lucas. Após a sessão, o novo membro da corte falou sobre a posse solene. “É uma alegria celebrar a promoção ao cargo de desembargador. Estávamos esperando esta posse solene. Ingressei em outubro de 2021, mas houve apenas a posse formal no gabinete, devido à pandemia. Hoje conseguimos realizar essa sessão solene no Pleno com mais dois colegas que foram promovidos posteriormente, Paulo Romero e Gabriel de Oliveira. Uma sessão que fica registrada na nossa história pessoal e na história do Tribunal. Continuaremos firmes no propósito de entregar uma justiça melhor para o povo pernambucano. Essa é a nossa missão”, afirmou o desembargador Isaías Lins.
 
O desembargador Paulo Romero de Sá Araújo é o magistrado com mais experiência entre os três novos integrantes, com quase 40 anos de carreira. Em seu discurso, ele lembrou o início na magistratura e agradeceu ao apoio da família. “Foi um momento muito especial. Estou celebrando 39 anos de magistratura. Fui promovido por antiguidade e tive a presença de amigos e familiares hoje. Estou certo que vamos manter nossa missão de julgar bem e contribuir com o 2º grau TJPE com muita honra. Agradeço a Deus por ter me dado esse presente”, comentou Araújo após a sessão.
 
O desembargador Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho foi o último a proferir o discurso na sessão. Emocionado, o magistrado falou dos pais, da esposa e dos filhos, do seu amor por Olinda, e relembrou sua carreira no TJPE, do início até o momento. “Foi um momento de muita alegria e emoção para todos os três. Agradeço as palavras ditas pelo desembargador Fábio Eugênio e à casa por essa sessão acolhedora. São momentos luminosos que a vida nos proporciona depois de uma jornada de trabalho longa. Nós três viemos da carreira da magistratura. Agora vamos atuar no 2º Grau de forma colegiada e esperamos contribuir, cada um a seu modo, com uma justiça célere e eficiente em prol do povo pernambucano”, disse Oliveira.
 
Antes do encerramento da sessão, as esposas dos desembargadores foram homenageadas. Kerima Targino Lins, esposa do des. Isaías; Cirlene Câmelo de Andrade Sá, esposa do des. Paulo Romero; e Angela Cristina Lins Cavalcanti, esposa do des. Gabriel, receberam buquês de flores entregues pela Assessoria de Cerimonial do TJPE.
 
Por fim, o 1º vice-presidente, desembargador Antenor Cardoso, parabenizou os novos desembargadores, representando o desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo. “Agradecemos a presença de todas as autoridades. Estamos ao mesmo tempo encerrando um ciclo com a aposentadoria de dois colegas e iniciando outro com a posse de mais três novos desembargadores, em um claro exemplo da capacidade de renovação desta casa e do nosso compromisso com a justiça”, afirmou Cardoso.
 
Após a sessão, o governador do Estado, Paulo Câmara, felicitou os novos integrantes do Judiciário. “Estou feliz por poder prestigiar essa cerimônia solene com os três novos desembargadores. Desejo a estes magistrados sucesso nesta nova missão, em favor do povo pernambucano e da Justiça. O TJPE está de parabéns por promover essa sessão que é um exemplo do nosso estado democrático de direito e de trabalho em favor do povo pernambucano”, declarou. Também participaram da sessão o prefeito de Olinda, Lupércio Carlos do Nascimento; o corregedor-regional do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador federal Élio Siqueira; e o procurador geral do Pernambuco, Ernani Medicis.
 
Notícias relacionadas
 
 
...................................................................................
Texto: Bruno Brito | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE