Últimas Notícias em destaque Últimas Notícias em destaque

Voltar

População de Bom Conselho passa a contar com 2ª Vara

Comarca no Agreste de Pernambuco possui um acervo de 6,5 mil processos

Autoridades descerram placa de instalação da 2ª Vara da Comarca de Bom Conselho

Localizada no Agreste pernambucano a 288 quilômetros de distância do Recife, a comarca de Bom Conselho teve os serviços judiciários ampliados para a população. Na manhã de terça-feira (29/11), a 2ª Vara foi instalada no Fórum Doutor Orlando Cavalcante de Albuquerque pelo primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Antenor Cardoso, que representou o desembargador-presidente Luiz Carlos de Barros Figueirêdo na solenidade. Confira as fotos da cerimônia AQUI.

“Com a ampliação da prestação jurisdicional, buscamos voltar o Judiciário para a população e nos aproximar ainda mais das pessoas, uma vez que os nossos patrões são o povo de Pernambuco. A instalação da 2ª Vara representa um compromisso do presidente Luiz Carlos, da Mesa Diretora e das equipes do TJPE. É um primeiro passo, seguido da futura nomeação de magistrada ou magistrado para a unidade, uma vez que estamos com um concurso público em andamento”, destacou o primeiro vice-presidente, desembargador Antenor Cardoso, em discurso durante a cerimônia.

Comarca no Agreste de Pernambuco possui um acervo de 6,5 mil processos

Público assiste a discurso do desembargador Antenor Cardoso. À Mesa, da esquerda para a direita: promotor Alexandre Bezerra, secretário Igor Ferro, juiz Patrick Gariolli, vereadora Eliane Melo e advogado Giorgio Gonzalez

Diretor do Foro, o juiz Patrick de Melo Gariolli acumulará inicialmente a 1ª e a 2ª Varas. Na ocasião da instalação, o magistrado agradeceu o empenho do Tribunal, das instituições, dos meios de Comunicação e da equipe do Fórum pelas atividades desenvolvidas e enalteceu os ganhos com a ampliação da capacidade de trabalho. “A Administração do TJPE voltou os olhos para Bom Conselho. Fez reformas e ampliou as estruturas para melhor atendermos a população da Comarca e, agora, instala a 2ª Vara. A instalação da nova unidade tem os objetivos de duplicar a nossa força de trabalho e prestar melhor atendimento”, pontuou o juiz Patrick Gariolli, que também elogiou o reforço da Força Policial e a realização e a manutenção das audiências digitais como impactos positivos nos resultados locais.

“Temos conseguido cumprir as metas 1, 4, 6, 8 e 12 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com a ampliação da equipe e a instalação da nova Vara, esperamos não só manter nosso ritmo como bater outras metas”, apontou o magistrado titular das Unidades Judiciárias, que atualmente conta com o suporte de 12 servidoras e servidores. Enquanto Vara Única, o acervo processual da comarca de Bom Conselho atingiu a quantidade de 6,5 mil processos em 2022.

Representando o prefeito João Cavalcante na cerimônia, o secretário de Administração de Bom Conselho, Igor Ferro, falou sobre a importância da parceria entre Judiciário, Legislativo e Executivo. “Hoje é um dia especial para quem faz a Administração Pública e para quem mora em Bom Conselho. A instalação da 2ª Vara da Comarca significa celeridade e atendimento à população. O município se dispõe a cooperar com o Judiciário para que a gente possa atender as pessoas da melhor maneira possível”, reforçou o secretário.

Com elogios à equipe de servidoras e servidores e ao juiz Patrick Gariolli, o promotor Alexandre Augusto Bezerra também destacou a atuação conjunta entre as instituições com reflexos na condução dos trabalhos e nos resultados obtidos. “Este momento é extraordinário porque reforça o compromisso institucional do Judiciário com a população pernambucana e com o compromisso de fortalecer a cidadania”, disse o representante do Ministério Público na solenidade.

O presidente da Subseccional Garanhuns da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), Giorgio Gonzalez, reconheceu o esforço da Justiça com foco na prestação de atividades jurisdicionais para moradoras e moradores da região. “A comarca de Bom Conselho recebe uma atenção do TJPE com a instalação realizada. A OAB-PE se mostra de parceira da instituição [TJPE], embora com visões distintas de uma mesma finalidade, com disposição ao diálogo para o melhor serviço à população”, afirmou o advogado em fala no evento.

Comarca no Agreste de Pernambuco possui um acervo de 6,5 mil processos

Servidoras e servidores da comarca com o juiz Patrick Gariolli

A solenidade de instalação da 2ª Vara contou com a presença do assessor da Presidência do TJPE, juiz Gleydson Lima; da presidente da Câmara Municipal de Bom Conselho, vereadora Eliane de Melo; dos vereadores José de Almeida e Gilmar de Oliveira; do procurador municipal Diogo Zeferino; do defensor público Danilo Vital de Oliveira; do delegado Alisson Câmara; do presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Bom Conselho, Aluízio da Silva; e do prefeito do município de Terezinha, Matheus Calado.

Atendimento – Recentemente reformado, o Fórum Doutor Orlando Cavalcante de Albuquerque está localizado na Praça Dom Pedro II, 34, no Centro de Bom Conselho. O atendimento regular à população acontece em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. No local, com a instalação da nova unidade, a 1ª Vara tem competência de Tribunal do Júri, enquanto a 2ª é voltada à área Cível, com os demais processos distribuídos entre as duas unidades.
....................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Ari Soarez | K9 Produções