Últimas Notícias em destaque Últimas Notícias em destaque

Voltar

Presidente do TJPE conhece projeto de inovação aberta do Porto Digital

O encontro aconteceu no gabinete da Presidência, no  Palácio da Justiça 

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira, e o corregedor geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo, reuniram-se, nesta quarta-feira (14/10) com o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, para conhecer o Open Innovation Lab. O encontro aconteceu no Palácio da Justiça e também de forma virtual e contou, ainda, com a participação de representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-6) e do Tribunal Regional Federal (TRF-5). 

O programa desenvolvido pelo Porto Digital identifica desafios nas empresas, incluindo órgãos públicos, e as conecta com o ecossistema expandido do Porto Digital, buscando levar inovação aberta às instituições. “O Porto Digital desenvolveu um laboratório de inovação aberta e começamos a firmar parcerias com o setor público a partir do marco legal de inovação. Queremos levar esse serviço também para os Tribunais de Pernambuco, o que acreditamos ser bom para o Judiciário, que vai melhorar em eficiência, e bom para fomentar a economia do Estado, através das empresas instaladas no Porto Digital”, explicou Pierre Lucena.

Segundo o presidente do TJPE, a atual gestão tem todo o interesse em investir em soluções digitais. “Queremos investir em nosso parque tecnológico e buscar soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos. O Judiciário tem passado por uma transformação digital e estamos interessados em parcerias que possam caminhar conosco neste sentido”, ressaltou o desembargador Fernando Cerqueira.

A secretária de Tecnologia do TJPE, Juliana Neiva, também avaliou com entusiasmo o projeto. “O Judiciário brasileiro vive um momento ímpar no tocante à inovação tecnológica. Pernambuco é reconhecidamente um celeiro de inovações, sendo o Porto Digital seu grande orquestrador. Vimos com muito entusiasmo uma parceria entre o TJPE e o Porto Digital, pois poderá potencializar bastante a entrega de novas soluções, com vistas à celeridade e eficiência da prestação jurisdicional”, concluiu.

..............................................................................................
Texto e foto: Rebeka Maciel  |  Ascom TJPE