Últimas Notícias em destaque Últimas Notícias em destaque

Voltar

Programa Nupemec Abrindo Portas realiza primeira videoconferência com estudantes universitários

Imagem de jovens participando de uma videoconferência

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realizou a primeira edição do programa Nupemec Abrindo Portas de forma virtual com a comunidade científica e acadêmica, na última sexta-feira (13/8), às 10h. Em conferência virtual pela plataforma cisco Webex, o juiz de direito Breno Duarte ministrou palestra para 160 estudantes e profissionais das faculdades Aeso Barros Melo, Focca, Uninassau e Asces-Unita. Cada instituição inscreveu 40 alunos. Promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), o programa tem o objetivo de difundir a prática da resolução pacífica de conflitos por meio da conciliação e mediação. O primeiro encontro do programa com universitários ocorreu em 2019, de forma presencial, antes da pandemia do novo coronavírus.

"A palestra por videoconferência foi ministrada para estudantes e profissionais vinculados às Câmaras de Conciliação e Mediação das quatro faculdades em que a iniciativa foi implantada por meio de convênio com o TJPE. Escolhemos instituições de Recife, Olinda e Caruaru e iremos visitar outras faculdades e universidades em breve. No encontro virtual, abrimos as portas dos estudantes para os meios autocompositivos, em especial: conciliação, mediação e negociação. A abordagem foi a descrição dos conceitos e princípios básicos, com foco nas distinções entre diferentes métodos, breve abordagem das técnicas e apresentação da estrutura do Nupemec do TJPE e também das Câmaras presentes nas faculdades”, informa o juiz Breno Duarte.

“Realizamos esses encontros do programa Nupemec Abrindo Portas em comunidades com frequência, para disseminar a cultura da conciliação. Agora vamos retomar o programa no meio universitário. Nas comunidades, nós geralmente também identificamos demandas, como conflitos que podem ser solucionados por acordo entre as partes e casais interessados em oficializar a união. Provavelmente isso também acontecerá no meio universitário, já que os alunos que assistem à palestra vão conhecer melhor os serviços do Nupemec e das Câmaras instaladas nas faculdades onde estudam e naturalmente vão falar isso para amigos e familiares”, afirma a diretora do Nupemec, Tarciana Challegre.

"No Programa Abrindo Portas, queremos mostrar para a população em geral que há possibilidade de resolver um conflito sem necessariamente ajuizar uma ação judicial. Hoje temos uma estrutura composta por centrais e câmaras de conciliação disponíveis para fazer esse trabalho, solucionando os problemas por meio de acordos. Vamos continuar estreitando o diálogo com a comunidade científica e acadêmica e temos muito a aprender uns com os outros nesses encontros”, declarou o coordenador-geral do Nupemec, desembargador Erik Simões.

........................................................................................
Texto: Bruno Brito | Ascom TJPE
Imagem: Istock