Últimas Notícias em destaque

Voltar

Projetos da Vara da Infância e Juventude de Petrolina são apresentados em Congresso de Saúde

Juiz Marcos Bacelar e a equipe técnica da Vara Regional da Infância e Juventude de Petrolina

A equipe da Vara Regional da Infância e Juventude (VIRJ) de Petrolina apresentou dois projetos no I Congresso Brasileiro Transdisciplinar em Saúde, entre os dias 30 de agosto e 1 de setembro, no campus da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA), promovido pela Faculdade Inspirar. No evento, a unidade judicial expôs as ações referentes ao enfrentamento dos casos de comportamento autodestrutivo e às atividades de combate ao uso de drogas por adolescentes.

O projeto “Enfrentamento multidisciplinar dos casos de comportamento autodestrutivo no município de Petrolina/PE” foi apresentado pelo juiz Marcos Bacelar, titular da unidade, e pelas servidoras Ronia Lima Barbosa, Joana Dark Amorim Souza e Castro e Andrea De Gois Alcântara, integrantes da equipe técnica da VIRJ de Petrolina. Na exposição, a equipe divulgou as atividades desenvolvidas pela Vara em parceria com Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Gerência Regional de Educação (GRE), Rede de Saúde (NASF e CAPS) e de Assistência Social (CRAS e CREAS) do Município e outros parceiros, no tratamento da questão envolvendo alunos de escolas públicas da Comarca, como o encaminhamento desses jovens à rede de atendimento social e de saúde e a capacitação de educadores e responsáveis para lidar melhor com comportamentos autodestrutivos.

Juiz Marcos Bacelar fala no I Congresso Transdisciplinar em Saúde, realizado na cidade de Juazeiro, Bahia

O segundo projeto “Multidisciplinaridade de ações no enfrentamento de questões relativas à saúde pública de nossos jovens” foi apresentado pelo juiz de direito Marcos Bacelar, titular da unidade. A iniciativa resultou no projeto de implantação de um centro de tratamento para adolescentes usuários de drogas com recursos do Ministério da Saúde. A Vara Regional promoveu reuniões de articulação com a Rede de Proteção de Petrolina e com a Secretaria de Saúde do município. A previsão é de que o centro seja inaugurado ainda em 2018.  

“A exposição dos trabalhos no congresso propiciou maior visibilidade das ações desenvolvidas pela referida Unidade Judiciária e, sobretudo, o chamamento à sociedade para a participação e interação na questão da proteção integral de nossas crianças e adolescentes”, afirmou o juiz Marcos Bacelar.

...............................................................................................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE – Com informações de Ronia Lima | Petrolina (PE)
Fotos: Cortesia