Últimas Notícias em destaque Últimas Notícias em destaque

Voltar

Resultado da premiação anual para estagiários é divulgado em webinário

Tela com a imagem dos participantes do evento
Evento foi realizado na plataforma Cisco Webex TJPE e transmitido pelo Canal do Youtube da Esmape

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) anunciou, nesta terça-feira (14/9), os nomes dos ganhadores da 1ª edição da Premiação Anual: O Futuro do TJPE - Práticas Inovadoras no Estágio. O concurso, inédito no Judiciário brasileiro, teve como objetivo reconhecer e destacar as atividades executadas de forma diferenciada pelos estagiários da instituição. Os nomes dos vencedores, Luiz Paulo Cabral de Melo Dantas Pirarua e Matheus Falcão Rangel Raulino, foram anunciados durante o evento WebEstágio: Propósito, Carreira e Inovação no Setor Público e publicados no Diário de Justiça eletrônico desta quarta-feira (15/9). Cada um receberá a quantia de R$ 1.000,00, além da menção honrosa, que também será concedida aos seus supervisores.

 Com o título Ginástica Laboral: Transição do meio presencial para o meio virtual, o trabalho de Luiz Paulo abordou a iniciativa desenvolvida por ele e sua gestora, Débora Botelho, que, em 2020, precisaram suspender as aulas presenciais para colaboradores do TJPE devido à pandemia. Com isso, iniciou-se o projeto na modalidade on-line. As aulas continuaram sendo oferecidas de segunda à sexta-feira, às 10h e às 16h, mas passaram a durar o dobro do tempo, 20 minutos, sendo os primeiros 10 de alongamento e os outros 10 de exercícios variados, como de fortalecimento, aeróbico, coordenação, equilíbrio e relaxamento, por exemplo. O que no início da pandemia era considerada uma dificuldade, tornou-se uma solução que não só promoveu a melhoria da saúde das pessoas que integram o TJPE, com redução de dores, por exemplo, mas também ampliou o público, já que passou a atender todo o estado de Pernambuco.

Já Matheus Falcão dissertou sobre a ferramenta criada para modernizar o trabalho desenvolvido pelo Cartório de Recursos aos Tribunais Superiores (Cartris). Sob o título Planilha de Agilização Processual do Cartris: Ferramenta para alimentação e controle dos pedidos dos usuários externos no Cartris do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o estudante explanou a prática inovadora que eliminou outros recursos de comunicação, que dispersavam os pedidos; concentrou todas as demandas em uma planilha de fácil acesso a colaboradores da unidade judiciária no trabalho seja na modalidade presencial ou remoto; e proporcionou à gestão o maior controle das solicitações dos usuários. De acordo com o estagiário, a boa prática melhorou o atendimento às demandas dos usuários externos, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia, já que tornou possível o direcionamento de esforços para atender às solicitações recebidas.  

Ao anunciar os ganhadores, a gestora da Gerência de Estágio, Maria Consuelo Assis, assim como os palestrantes do evento, destacou que inovação não é necessariamente ter que fazer algo disruptivo. “O que você faz de diferente na sua unidade de estágio é inovação também ou pode ser o caminho para ela”, disse. Após o anúncio, os estudantes expressaram a satisfação em contribuir com o TJPE. “Eu fico muito feliz com o reconhecimento. É um projeto que eu e Débora nos esforçamos bastante, demos o máximo para ele funcionar”, afirmou Luiz Paulo. “Agradeço primeiramente aos meus gerentes Luana e Simone pela oportunidade de poder ajudar como estagiário, por incentivar as práticas inovadoras e dar liberdade para cooperar em iniciativas que ajudam o desenvolvimento das atividades no estágio”, declarou Matheus.

A 1ª edição da Premiação Anual: O Futuro do TJPE - Práticas Inovadoras no Estágio foi dividida nas categorias área fim e área meio e os trabalhos podiam ser inscritos nas modalidades individual e equipe, esta última podendo ser formada por até três integrantes. A iniciativa teve a coordenação da Secretaria de Gestão de Pessoas, por meio da Diretoria de Gestão Funcional (DGF), e a parceria com a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape)/Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas (Ideias-TJPE)/ Instituto Plenitude, Associação dos Servidores do Poder Judiciário de Pernambuco (ASPJ-PE) e o Sindicato dos Oficiais de Justiça.

WebEstágio: Propósito, Carreira e Inovação no Setor Público – O evento aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro foi destinado ao aperfeiçoamento de servidoras, servidores e estudantes integrantes do Programa de Estágio do TJPE. No primeiro dia foi abordado o tema Propósito e carreira, por meio das palestras Cuidando das finanças para não passar “perrengue”; e Propósito e construção de carreira. Já no segundo dia, sob o tema Inovação, foram realizadas as explanações DGF e inovação; Os impactos das tecnologias e tendências para o futuro; e Inovação no Setor Público. Nos dois encontros, realizados por meio da plataforma Cisco Webex TJPE e transmitidos pelo Canal do Youtube da Esmape, ex-estagiários da instituição deram seu depoimento. 

No segundo dia do evento, o estagiário Paulo Dutra leu um poema que escreveu sobre a experiência de estágio no Tribunal de Justiça de Pernambuco. Também foram sorteados cinco carregadores portáteis e um smartphone entre estagiárias e estagiários presentes.
..............................................
Texto e imagem: Cláudia Franco | Ascom TJPE