Últimas Notícias em destaque Últimas Notícias em destaque

Voltar

SGP realiza evento para celebrar Dia do Voluntário

A deputada estadual Gleide Ângelo foi uma das palestrantes do evento do TJPE 

“Se não for ajudar por altruísmo, faça para se sentir bem consigo mesmo e isso já fará a diferença”. Esta mensagem foi destacada pelo presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, no evento realizado na última segunda-feira (30/8) à tarde, pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), para celebrar o Dia do Voluntário (28/8). Cerca de 150 pessoas participaram da conferência virtual transmitida por meio da plataforma Cisco Webex, que teve palestras da deputada estadual Gleide Ângelo, que abordou o tema Violência Doméstica e Familiar; e do presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, que falou sobre a OAB e Voluntariado.

Após as duas exposições, houve o sorteio de duas bolsas de estudo com 50% de desconto em um curso de inglês e de um curso de prática criminal para três participantes. O encerramento do evento contou com a participação do humorista pernambucano, Gustavo Pardal, vencedor da 2ª Maratona do Humor no Programa Tudo é Possível. O jovem trouxe casos e histórias engraçadas da sua vida para tornar o momento mais leve e alegre. “Toda pessoa tem um papel fundamental na sociedade e vocês também. Independentemente da situação, precisamos aprender a olhar com os olhos do humor e assim, valorizar tudo e todos”, comentou o palestrante.

O Serviço Voluntário do Poder Judiciário de Pernambuco é gerenciado pela Diretoria de Gestão Funcional da SGP e, atualmente, conta com 262 voluntários que contribuem efetivamente para a promoção da pacificação social e também para a eficiência da Justiça estadual. Uma das iniciativas desenvolvidas pelo setor é o projeto Desenvolvendo a Carreira - A Prática Profissional no Judiciário, onde são realizados convênios com instituições de ensino superior. 

Entre as funções desempenhadas, por meio do voluntariado no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), estão a de mediadores e agentes de proteção nas Câmaras Privadas de Conciliação, Mediação e Arbitragem, além de atividades administrativas e em unidades judiciárias. Os interessados em contribuir voluntariamente devem participar de seleção simplificada promovida pelo órgão ou fazer adesão voluntária. O Serviço Voluntário do Poder Judiciário pernambucano foi criado através da Resolução n. 191/2006, e regulamentado pela Resolução n. 360/2013.

A gerente da unidade, Andréa Andrade, lembra que o serviço voluntário já é uma realidade vivenciada na prática pelo Judiciário pernambucano desde 2006. “O programa do TJPE tem como principal objetivo promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes e o exercício da cidadania juntamente. Nosso projeto vem dando bons resultados e agradeço a todos os nossos voluntários”, conclui a servidora.
.......................................
Texto: Priscilla Marques | Ascom