Últimas Notícias em destaque

Voltar

TJPE amplia pontos de coleta de pilhas

Prestadora de serviço deposita pilhas em coletor

Dentre os pontos de coleta de pilhas está o Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio

O calendário de eventos da 10ª Semana do Meio Ambiente continua nesta quarta-feira (6/6) com a ampliação dos pontos de coleta de pilhas em prédios do Tribunal. A iniciativa tem a proposta de minimizar o impacto ambiental mediante o estímulo à gestão integrada de resíduos pós-consumo e apresentar caminhos corretos para o descarte a materiais nocivos à saúde e ao meio ambiente.

Os prédios a serem contemplados com a coleta são: anexo do Palácio da Justiça de Pernambuco, no bairro do Brum; anexo do Fórum Thomaz de Aquino, na Rua do Imperador; Arquivo Geral; Memorial da Justiça; e o Fórum de Jaboatão dos Guararapes. Os locais de coleta foram instalados no dia 19 de março no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, no Edifício Paula Baptista, no Fórum Thomaz de Aquino, na Central dos Juizados Especiais, no Centro Integrado da Criança e do Adolescente (Cica) e no Palácio da Justiça. No total, até o momento foram recolhidos 77 quilos de pilhas.

Servidores depositam pilhas em coletor

Gestor do Núcleo de Sustentabilidade, Ayrton Lapa (à esquerda) implanta o coletor de pilhas no Arquivo Geral

A ação está sendo realizada de forma conjunta pelo Núcleo de Sustentabilidade do TJPE com o Comitê Ecos de Pernambuco (composto pelos principais Tribunais e órgãos do Estado). A perspectiva é implantar esse projeto piloto e depois expandir a iniciativa para outras comarcas, a princípio circunvizinhas ao Recife.

Comitê – O Encontro de Comissões Socioambientais de Pernambuco (Ecos de Pernambuco) é resultado de uma parceria entre o TJPE, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ele foi instituído em setembro de 2014, com o objetivo de desenvolver ações que propiciem maior responsabilidade socioambiental dos tribunais, e conta com o apoio do Grupo de Gestão Ambiental de Pernambuco (Gampe), da UFRPE.

Notícias relacionadas

Promovida pelo TJPE, Feira Orgânica movimenta 10ª Semana do Meio Ambiente

Tribunal promove 10ª Semana do Meio Ambiente

Palácio da Justiça ganha iluminação especial pelo meio ambiente

.........................................................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Foto 1: Assis Lima | Ascom TJPE
Foto 2: Divulgação