Últimas Notícias em destaque

Voltar

TJPE celebra 196 anos em 13 de agosto

Marca de aniversário com recortes de quadrados onde dentro estão mão em diversas ações, como plantando e fazendo o coração. No topo, um quadrado com o slogan: Inovando para pacificar e unir e 196 anos do TJPE

Missa, aposição de retrato, entrega de diplomas e medalhas e jantar estão previstos para 13 de agosto

Criado em 6 de fevereiro de 1821 e instalado em 13 de agosto de 1822 com o nome de Tribunal da Relação de Pernambuco, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) completa 196 anos na segunda-feira (13/8). Para marcar a passagem da data, celebrações serão realizadas durante todo o dia com diversas homenagens e a apresentação do lema da atual gestão: “Inovando para pacificar e unir”. Confira o convite AQUI.

Pela manhã, às 10h, acontece a missa em ação de graças pelo aniversário da instituição na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, localizada na Rua do Imperador Dom Pedro Segundo, s/n, no bairro de Santo Antônio, no Recife. A cerimônia será celebrada pelo bispo de Caruaru, Dom Bernardino Marchió, e contará com a participação do Coral do TJPE regido por Amilca Aniceto, da Orquestra Criança Cidadã.

Na sequência, às 11h, na Sala dos Desembargadores, localizada no primeiro andar do Palácio da Justiça, também na Rua do Imperador, ocorre a aposição da fotografia do desembargador Leopoldo de Arruda Raposo na Galeria de Ex-Presidentes do TJPE. O magistrado presidiu a instituição entre fevereiro de 2016 e fevereiro deste ano, antecedendo o atual presidente, o desembargador Adalberto de Oliveira Melo.

À tarde, às 17h, no Teatro de Santa Isabel, localizado na Praça da República, há a entrega da Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado, destinada a personalidades e magistrados em destaque na área de atuação. Em 2018, os homenageados são das áreas de direito, militar, médica, jornalística e musical. Confira a lista dos agraciados AQUI. Na ocasião, também será feita a diplomação de 41 servidores do TJPE por Honra ao Mérito. A lista dos homenageados está disponível AQUI.

“Nosso objetivo é prestar homenagem àqueles que constroem a história do Judiciário no Estado de Pernambuco direta ou indiretamente. Nosso compromisso é com a sociedade, que acredita nesta instituição, que acredita no Tribunal de Justiça. Com quase dois séculos de história, não podemos esquecer o passado, mas temos de agir no presente, sem sobressaltos, para a garantia de um futuro de pacificação social”, declara o desembargador-presidente Adalberto de Oliveira Melo. 

Por fim, à noite, a partir das 19h, ocorre o jantar comemorativo por adesão no Spettus Boa Viagem, localizado na avenida Engenheiro Domingo Ferreira, 1500, na Zona Sul do Recife. As senhas podem ser adquiridas junto à Assessoria de Cerimonial do TJPE, instalada no Palácio da Justiça. Outras informações pelo e-mail cerimonial@tjpe.jus.br ou pelo telefone (81) 31820293.

Identidade – Criada pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom TJPE), a marca do aniversário dialoga com o slogan adotado pela atual gestão do Judiciário estadual. O lema “Inovando para pacificar e unir” foi desenvolvido com base na ideia de trabalho através da união, da contribuição, da participação e da pacificação social. Nesse contexto, a logomarca adota mãos, que representam o trabalho e a contribuição da sociedade para a formação dos 196 anos do TJPE.
..................................................................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Identidade visual: Publicidade e Design | Ascom TJPE