Últimas Notícias em destaque Últimas Notícias em destaque

Voltar

TJPE convida empresas para 1ª reunião preparatória da 16ª Semana Nacional de Conciliação

Aperto de mãos representando conciliação

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) está convocando empresas interessadas em participar da 16ª edição da Semana Nacional de Conciliação, que será realizada no período de 8 a 12 de novembro de 2021. O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) da Corte realizará a 1ª reunião preparatória do evento com as empresas no dia 26 de agosto, às 10h30. O encontro será virtual por meio da plataforma Cisco Webex. O Tribunal já enviou convites para diversos segmentos do mercado e também aceitará inscrições de empresas para a reunião até o dia 24 de agosto, através do e-mail snc2021.nupemec@tjpe.jus.br.

A Semana é promovida anualmente em todo o Brasil pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2006, para tentar solucionar processos por meio de acordos em Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais. Para isso, os Tribunais selecionam os processos que tenham possibilidade de conciliação e intimam as partes envolvidas no conflito. Empresas e cidadãos também podem indicar processos em tramitação varas e juizados e ainda conflitos em fase pré-processual, quando ainda não houve judicialização nos Tribunais.

“Nessa primeira reunião, vamos prestar orientações acerca da Semana Nacional de Conciliação, orientar sobre a construção da pauta com processos passíveis de acordo e os prazos para indicar ações para o evento. Também vamos apresentar o programa de conciliação desenvolvido pelo TJPE,  no intuito de reconhecer empresas que promovam ações que fomentem a conciliação, a mediação, a desjudicialização e incentivem a utilização dos métodos consensuais de solução dos conflitos. Nas últimas edições da Semana Nacional de Conciliação, tivemos a participação de empresas de diversos segmentos, como concessionárias de serviços públicos na área de telefonia e energia, bancos, planos de saúde, lojas de vestuário e de eletrodomésticos. É um evento com bastante diversidade de casos”, explica o Coordenador-geral do Nupemec, desembargador Erik de Sousa Dantas Simões.

............................................................................
Texto: Bruno Brito | Ascom TJPE
Imagem: Istock