Últimas Notícias em destaque Últimas Notícias em destaque

Voltar

TJPE inaugura nova ambientação e requalificação da Rua Frei Vicente do Salvador

Pessoas de pé com uma placa de inauguração sendo descerrada ao centro. Dois homens puxam um tecido na cor vinho, que cobre a placa

Entre as atividades realizadas em comemoração aos seus 199 anos de instalação, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promoveu a inauguração da Rua Frei Vicente do Salvador, juntamente com a aposição de estátuas dos desembargadores Bernardo José da Gama, José Ferraz Ribeiro do Valle e Joaquim Nunes Machado. A solenidade aconteceu na segunda-feira (16/8) durante a programação das festividades em que também se comemoram os 200 anos de criação do Judiciário pernambucano. Toda a cerimônia foi exibida pelo canal oficial do TJPE no YouTube.

Em seu pronunciamento, o presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, ressaltou a importância de se preservar a memória dos que contribuíram para engrandecer a história do Tribunal. “Os marcos históricos simbolizam a reafirmação do compromisso nos 199 anos de instalação, 200 anos de criação, logo que todos que representam esta Corte mantenham-se firmes no propósito de velar pela correta aplicação do Direito e de uma justiça mais acessível à população pernambucana. Ressalto que a única forma de criar um futuro com amplas perspectivas é reconhecer e valorizar as pessoas que formaram essa instituição. Para tanto, inauguramos hoje a Rua Frei Vicente de Salvador e nela foram fixadas estátuas de juristas que se empenharam em construir a história desta Corte de Pernambuco, dentre eles o desembargador José Ferraz Ribeiro do Valle, autor do livro de referência sobre o Tribunal da Relação de Pernambuco, futuro Tribunal de Justiça de Pernambuco, que foi instalado há 199 anos”, destacou.

Rua Frei Vicente do Salvador - A pequena rua de traçado antigo, que fica ao lado do Palácio da Justiça, recebeu esse nome em homenagem ao religioso franciscano considerado o primeiro historiador brasileiro. O frei Vicente do Salvador tem como nome de batismo Vicente Rodrigues Palha e viveu no período de 1564 a 1639, época do Brasil Colônia, tendo nascido na cidade de Salvador, na Bahia. Suas obras mais conhecidas são “Crônica da Custódia do Brasil” e, principalmente, “História do Brasil”, lançada no ano de 1627. Como religioso, Frei Vicente é apontado como fundador do Convento de Santo Antônio, localizado na cidade do Rio de Janeiro.

Esculturas – Além da requalificação e da ambientação realizadas pela Prefeitura do Recife, a via recebeu a aposição das estátuas dos desembargadores Bernardo José da Gama, José Ferraz Ribeiro do Valle, e Joaquim Nunes Machado, sendo, este último, quem nomeia a Medalha do Mérito Judiciário, a mais alta outorga concedida a personalidades pernambucanas e nacionais. As obras são do escultor Demétrio Albuquerque.

....................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE 

Foto: Armando Artoni | K9 Produções