Últimas Notícias em destaque Últimas Notícias em destaque

Voltar

TJPE inicia expansão do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) nas unidades penais da Zona da Mata

 
Implantado desde 2017 em sete unidades especializadas, o Tribunal de Justiça de Pernambuco promove agora a expansão do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) nas demais unidades que atuam com execução penal no Estado de Pernambuco. Esta primeira etapa iniciada na última segunda-feira (30/8), contempla as unidades da Zona da Mata que só permitirão o protocolamento das execuções penais através do SEEU, sendo vedado o uso do Sistema Judwin, bem como o protocolo físico feito pelos advogados.
 
O SEEU foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) através da Resolução nº 223/2016 de 27 de maio de 2016, e no Judiciário Pernambucano, o sistema foi definido como meio de controle informatizado da execução penal, no âmbito da Justiça Comum do Primeiro grau do Estado de Pernambuco. A sua expansão atende a Resolução CNJ nº 280/2019, que estabeleceu diretrizes e parâmetros para o processamento da execução penal nos tribunais brasileiros por intermédio do SEEU, definindo o prazo a partir de 30 de junho de 2021 para a implantação do sistema no território nacional. 
 
“É uma ferramenta que até então, estava restrita aos juízes que atuam nas varas de execuções penais, mas agora, com a sua expansão, todos os magistrados com atuação criminal no Estado de Pernambuco poderão consultar e alimentar com dados relativos às prisões, condenações e guias de recolhimento, fazendo com que tenhamos uma maior agilidade nas informações processuais”, destaca o desembargador Mauro Alencar, coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Prisional e Socioeducativo (GMF).
 
Para efetivar a expansão, o TJPE traçou seu projeto para dar continuidade à implantação do sistema, regulamentado através da Instrução Normativa Conjunta nº 11/2021, abrangendo todas as unidades judiciárias com a devida competência, elencadas no Anexo Único, seguindo o cronograma abaixo dividido em quatro etapas:
 
- 30.08 - Zona da Mata
- 15.09 - Agreste 1
- 30.09 - Agreste 2
- 15.10 - Sertão
 
Além de estabelecer o cronograma acima e ter iniciado a primeira fase da expansão do SEEU, o Judiciário pernambucano está realizando a capacitação de magistrados e servidores das etapas 1 e 2 dividida em dois módulos. O primeiro é voltado para as atividades de Gabinete e ocorreu no período de 24 a 31 de agosto, por meio da plataforma Moodle e com webinário no último dia. Já o segundo módulo, direcionado às funções de Secretaria e Distribuidor, está em andamento e será encerrado nesta quinta-feira (2/9).
 
Por fim, entre os principais benefícios do SEEU estão o acesso simultâneo concedido a diferentes atores (promotores de justiça, defensores públicos, advogados, gestores prisionais e outros) por meio de computador ou telefone conectado à internet; o alerta aos juízes de benefícios que estão vencendo ou estão por vencer; e o acompanhamento eletrônico dos prazos de progressão, oferecendo em tempo real o quadro das execuções penais em curso, entre outros.
 
..................................................
Texto: Priscilla Marques | Ascom TJPE
Foto: iStock