Últimas Notícias em destaque Últimas Notícias em destaque

Voltar

TJPE realiza Semana do Meio Ambiente e promove cursos de sustentabilidade em parceria com UFRPE

Logomarca da Semana do meio ambiente com imagem de uma árvore
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em parceria com o Comitê Interinstitucional Ecos de Pernambuco, irão realizar a Semana do Meio Ambiente – Ano 2021. Com o tema “Use seu poder para fazer a diferença”, a iniciativa tem como principal objetivo promover uma reflexão sobre o papel de cada cidadão no cuidado com o meio ambiente. A primeira ação do evento é ofertar seis cursos gratuitos sobre sustentabilidade para magistradas e magistrados, servidoras e servidores das instituições que integram o Ecos e para o público em geral.
 
As inscrições podem feitas por meio virtual a partir desta terça-feira (1/6) até o dia 11 de junho. Os inscritos poderão concluir os cursos escolhidos até o dia 25 de junho. Haverá emissão de certificado.
 
Imagem com logomarca do ecos e link para informações sobre os cursosAs capacitações terão duração de 20 horas/aula e serão ministrados por professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na modalidade de educação à distância (EAD), em aulas virtuais. Os temas ofertados são “Gerenciamento de resíduos recicláveis em instituições públicas e privadas”, “Estratégias e indicadores de sustentabilidade”, “Protocolos de segurança sanitária e ambiental contra a Covid-19”, “Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos”, “Descarte de medicamentos e resíduos de saúde domiciliares” e “Compostagem caseira e Biofertilizantes”. Não há limite de inscrição nem de cursos. Quem tiver interesse nas seis capacitações, pode se inscrever em todos eles.
 
Entre as capacitações oferecidas, serão considerados válidos para progressão dos servidores do TJPE apenas os cursos “Gerenciamento de resíduos recicláveis em instituições públicas e privadas” e “Estratégias e indicadores de sustentabilidade”.
 
As inscrições podem ser feitas por formulário, pelo link bityli.com/cursos-ecos-2021 ou pelo e-mail ecosdepernambuco@gmail.com, informando nome completo para o certificado; CPF para emissão do certificado; e-mail para envio das orientações e certificado; instituição a que está vinculado, no caso, TJPE; e indicar quais os cursos de interesse.
 
O Núcleo de Sustentabilidade ainda vai realizar publicações com dicas de sustentabilidade neste mês de junho. Uma delas é a divulgação do Manual de Destinação de Resíduos (UFPE/SEMAS/PE), seguido de discas de reciclagem.
 
Comitê Ecos de Pernambuco - É uma rede de sustentabilidade formada por instituições públicas de Pernambuco que tem como objetivo central estimular e desenvolver ações compartilhadas na área de sustentabilidade. A parceria também tem o papel de contribuir para implementar políticas públicas permanentes em defesa do meio ambiente; fomentar ações educativas e pedagógicas junto ao corpo funcional e usuários das instituições; criar e alimentar um banco de dados com informações socioambientais compartilhadas e promover e apoiar a qualificação técnica das comissões socioambientais. 
 
O Comitê, que iniciou em 2014 com apenas cinco instituições, hoje conta com um total de onze: Tribunal de Justiça de Pernambuco, Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Procuradoria Regional da República da 5ª Região (PRR5), Advocacia Geral da União (AGU), Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região (PRT6), Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) e Procuradoria da República em Pernambuco (PRPE).
 
 
...................................................................................................
Texto: Redação TJPE | Com informações do Comitê Ecos