Últimas Notícias em destaque

Voltar

Tribunal capacita servidores para a inclusão

Pessoa vendada, no centro de amplo hall de entrada, é guiada por outra pessoa

Objetivo foi realizar uma análise crítica do comportamento em relação às pessoas com deficiência

Servidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) participaram do curso “Barreiras atitudinais: obstáculos da pessoa com deficiência nos espaços públicos”.  O objetivo da atividade, realizada na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), em 29 de novembro, foi a resultado de uma análise crítica do comportamento individual e coletivo em relação às pessoas com deficiência, a partir da experimentação de situações enfrentadas por elas no cotidiano. Confira as fotos AQUI.

“Com a atividade, buscaram-se formas de despertar nos participantes uma cultura de empatia e melhor convivência, possibilitando a viabilização das exigências legais de inclusão social no ambiente institucional”, explicou a servidora Gabriela Severien, responsável pela atividade. A capacitação foi promovida em parceria com a Esmape/TJPE.

Em uma das práticas realizadas, alguns componentes utilizavam máscaras e óculos que simulavam vários tipos e estágios de perda de visão. Nessa atividade, os colegas tinham que conduzi-los fazendo uma audiodescrição do local por onde passavam. 

Em outro momento, os alunos puderam exercitar uma dinâmica em que identificavam características do autismo e vivenciavam situações ligadas à condição do autista. Participaram do curso 20 servidores do TJPE. A capacitação teve duração de 8 horas.
..............................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Fotos: Cortesia