Notícias Notícias

Voltar

“Novo Código de Processo Civil Comentado” lançado no TJPE

Público reunido no Salão Nobre do TJPE

Cerimônia aconteceu no Salão Nobre do Palácio da Justiça, no Recife

A solenidade de lançamento do livro “Novo Código de Processo Civil Comentado”, realizada no Salão Nobre do Palácio da Justiça, na noite de 8 de junho, foi aberta com o discurso do presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) e decano da Corte, desembargador Jones Figueirêdo. Na ocasião, o magistrado afirmou que a obra será uma referência da Ciência Jurídica, destacando a expressiva participação dos juristas do Estado já que, dos 150 articulistas, 40 são pernambucanos. Confira as fotos no Flickr do Judiciário estadual.
                                                 
“O livro, em sua missão de comentar pormenorizadamente os 1.062 artigos do novo Código, reúne estudiosos proeminentes da inteligência jurídica pernambucana, seguindo a tradição do estado de nascimento do jurista Francisco de Paula Baptista”, lembrou o magistrado, que também destacou a colaboração do desembargador Frederico Neves, também presente. “Representa a juventude dos grandes processualistas pela ousadia de investigar grandes temas”, completou o desembargador Jones Figueirêdo.
 
Um dos organizadores da obra, o juiz Lúcio Grassi falou sobre o orgulho de lançar a coletânea na sede do TJPE, no Recife. “É uma honra, algo muito importante que o lançamento deste livro fosse aqui. O Tribunal também é nosso laboratório. A pluralidade é a marca do livro Novo Código de Processo Civil Comentado. Há autores de todas as correntes teóricas e ideológicas do Direito, que representam a imensa diversidade regional do país”, comentou o magistrado.
 
“A coletânea é útil para diferentes públicos: tanto ao estudante de graduação quanto ao acadêmico-pesquisador como também para o profissional do foro, seja ele juiz, membro do Ministério Público, advogado ou servidor público”, afirmou o juiz Lúcio Grassi. A publicação também foi coordenada pelos professores Roberto Campos Gouveia Filho e Izabel Cristina Cardoso; e editada pelo professor Sérgio Luiz de Almeida Ribeiro. Pelo TJPE, o livro conta ainda com a participação do juiz estadual Alexandre Pimentel.

Além de servidores, estudantes e advogados, o lançamento contou com a participação do diretor da Esmape – Escola Judicial de Pernambuco, desembargador Eurico de Barros; dos desembargadores Stenio Neiva Coelho, Evandro Magalhães Melo e Daisy Andrade Pereira; do desembargador Sergio Torres Teixeira, pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE; do juízes Rafael Menezes e Fernanda Chuahy; do representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), Gustavo Ramiro; e do professor Leonardo Cunha.
.............................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Revisão: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Jair Alves | Agência Rodrigo Moreira