Notícias Notícias

Voltar

Prazo para inscrições na 13ª Semana Nacional da Conciliação termina nesta sexta-feira (5/10)

Duas pessoas apertam as mãos

Os interessados em tentar solucionar processos judiciais e conflitos podem se cadastrar por meio do formulário de inscrição online

Termina nesta sexta-feira (5/10) o prazo de inscrições para que cidadãos participem da Semana Nacional da Conciliação 2018, que ocorrerá entre 5 e 9 de novembro. Os interessados em tentar solucionar processos judiciais e conflitos podem se cadastrar por meio do formulário de inscrição online. As empresas também podem inscrever processos, entrando em contato pelo e-mail snc2018.nupemec@tjpe.jus.br e pelo telefone (81) 3181-0461.
 
Por meio do site do TJPE de forma online, é possível cadastramento de processos de juizados cíveis e criminais; ações judiciais cíveis (direito de vizinhança, acidente de veículo, cobrança de taxas de condomínio, execuções de títulos extrajudiciais, etc); e processos de direito de família (pedidos de separação, divórcio, guarda de filhos, pensão alimentícia, regulamentação de visita, excetuada a investigação de paternidade que não possui o resultado do exame DNA).

Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o TJPE, e demais tribunais do País, a Semana Nacional de Conciliação é uma campanha anual para fomentar a cultura do acordo e a pacificação social. Em 2018, a 13ª edição do evento tem o conceito “Conciliar, a decisão é nossa”.

Até o momento, em Pernambuco, 16 empresas de ramos diversos estão cadastradas na Semana Nacional de Conciliação. São elas: Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Banco BSZ, TIM, Oi, Amil, Bradesco, Banco BMG, Banco Santander, Banco Itaú, Cetelem, Riachuelo, Banco do Brasil, Banco Carrefour, Ricardo Eletro, BV Financeira e Midway.

No Judiciário estadual, o evento realizado no ano passado, marcou o melhor número de valores homologados no TJPE em relação às edições anteriores, com aproximadamente 23 milhões de reais em acordos. No total, foram realizadas 8.094 audiências e homologados 3.902 acordos em cinco dias, o que equivale a um índice de conciliação de 48%.

Durante a mobilização deste ano, o TJPE repetirá o esforço concentrado para solucionar o maior número possível de conflitos, por meio de acordo entre as partes. As sessões de conciliação serão realizadas nas Varas Cíveis e de Família de todo o Estado, nos Juizados Cíveis e Criminais, nos 18 Centros Judiciários de Solução de Conflitos de Pernambuco e nas 32 Câmaras Privadas de Conciliação instaladas nas comarcas de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Belém de São Francisco, Timbaúba, Igarassu, Petrolina, Araripina, Vitória de Santo Antão, Serra Talhada e Paulista.

Pessoas aguardam atendimento em frente ao ônibus

O veículo está no estacionamento da Prefeitura de Jaboatão

Jaboatão – As inscrições de ações na área de família e de natureza cível podem ainda ser realizadas pessoalmente nesta quinta-feira (4/10), até as 15h, no evento do ônibus do Justiça Itinerante, em Jaboatão dos Guararapes. O veículo está no estacionamento da Prefeitura do município, localizado na Avenida Barreto de Menezes, 1648, no bairro de Prazeres, e conta com equipes do Tribunal. As ações de conciliação são organizadas pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJPE).
..........................................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Fotos: Ascom TJPE e Cortesia