Notícias Notícias

Voltar

Presidente conversa sobre parcerias com cônsul geral do Japão no Recife

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, recebeu, nesta terça-feira (24-05), uma visita protocolar do cônsul geral do Japão no Recife, Hiroaki Sano. O encontro aconteceu no Salão Nobre do Palácio da Justiça.
Durante o encontro, os dois conversaram sobre as relações históricas entre Brasil e Japão e a importância de eventos e ações para estimular o intercâmbio de conhecimento, sobretudo na área jurídica, entre os dois países.
 
O presidente contou ao cônsul alguns detalhes sobre a arquitetura do Palácio e destacou que, neste ano de 2022, o TJPE completa 200 anos de criação.
 
O desembargador também explicou que o Judiciário Estadual, através da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), promove, além de cursos de qualificação para magistrados e servidores, eventos que contribuem para o compartilhamento de ideias.
 
Outro tema que veio à tona durante a reunião foi o Depoimento Acolhedor. O projeto foi implantado pelo Tribunal pernambucano em fevereiro de 2010 com a inauguração da primeira sala no Centro Integrado da Criança e do Adolescente (Cica), situado no Recife.
 
Após doze anos de atividade ininterrupta em Pernambuco, o Depoimento Acolhedor foi ampliado com a instalação de mais quatro salas nas comarcas de Camaragibe (2014), Petrolina (2014), Caruaru (2015) e Goiana (2020) e a adaptação de um ônibus que tornou o projeto itinerante em 2018.
 
O cônsul afirmou que Brasil e Japão são países distantes do ponto de vista geográfico, mas muito próximos em relação aos laços de amizade.
 
..................................................................................................
Texto e foto: Saulo Moreira | Ascom TJPE