Notícias Notícias

Voltar

TJPE participa de curso sobre acessibilidade comunicacional

Informações sobre MiniCurso de Acessibilidade

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) será um dos parceiros na realização do Minicurso de Acessibilidade Comunicacional em Museus e Instituições Culturais. O evento, que tem como objetivo a sensibilização e instrumentalização sobre o tema, acontece nos dias 11 e 18 de junho, das 14h às 18h, no anexo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Prédio Ministro Djaci Falcão. A promoção do curso é da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), por meio do Centro de Memória Eleitoral, em parceria com a Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA), o Fórum Permanente de Museus Acessíveis (Fopema), Clínica de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Paço do Frevo, Memorial de Justiça e TJPE.

Serão apresentados e debatidos temas como as barreiras atitudinais e como combatê-las; princípios e base legal da inclusão social e da diversidade humana - legislação pertinente às pessoas com deficiência (Lei Brasileira de inclusão da Pessoa com Deficiência); Acessibilidade atitudinal e comunicacional em ambientes de difusão e guarda da memória e da cultura, com enfoque em Libras e Audiodescrição.

Estarão presentes como facilitadores: Adriana Di Donato, fonoaudióloga e especialista em Educação Especial (Unicap), doutora em Linguística (Universidade Federal da Paraíba) com formação em Audiodescrição. tradutora e intérprete de Libras; Fernando Sampaio, auditor fiscal do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho do Estado  (SRTE/PE); Gabriela Severien, museóloga, coordenadora do Núcleo Educativo do Memorial da Justiça (TJPE), membro do Conselho Internacional de Museus (Icom); Nicole Costa, gerente de conteúdo do Paço do Frevo, instituição cultural de Recife (PE), doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE; Maviael dos Santos, pedagogo (UFPE), mestre em Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação.

Na recepção do auditório, haverá um posto de arrecadação de livros (infantis, romances, autoajuda, paradidáticos), que serão destinados ao Projeto Social Espaço Literário, desenvolvido pela Escola e que visa disseminar o hábito da leitura na sociedade, por meio da distribuição gratuita de livros. As inscrições podem ser feitas na Intranet/internet, através deste link.  

Contato institucional: cemel@tre-pe.jus.br ou pelo telefone (81) 3194-9446.

...............................................................................................................................................................................................
Texto: Amanda Machado  |  Ascom TJPE com informações da Assessoria de Comunicação do TRE-PE
Imagem: TRE-PE