Notícias Notícias

Voltar

TJPE participa de evento sobre Direitos Fundamentais e de solenidades diversas

O juiz Sílvio Romero Beltrão é pós-doutor em Direito pela Universidade de Lisboa

O juiz Sílvio Romero Beltrão é pós-doutor em Direito pela Universidade de Lisboa, Portugal

O assessor da Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), juiz Sílvio Romero Beltrão, participou como conferencista da 1ª Talk Internacional de Direitos Fundamentais – Egídio Ferreira Lima. O evento foi realizado em 4 de setembro, no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), localizada no centro do Recife. A abertura do encontro contou com a participação do decano do TJPE e diretor-geral da Escola Judicial (Esmape), desembargador Jones Figueirêdo Alves, que foi homenageado. Confira as fotos AQUI.

O juiz Sílvio Romero é pós-doutor em Direito pela Universidade de Lisboa, Portugal, onde apresentou o estudo "Os aspectos jurídicos do consentimento informado: uma visão em face dos planos de validade e eficácia dos negócios jurídicos". Atualmente, o magistrado é professor e coordenador de Estudos Internacionais da Escola Judicial (Esmape/TJPE) e professor-adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Homenagem – Antes das palestras, na abertura do encontro, o desembargador Jones Figueirêdo foi homenageado com a Medalha Egídio Ferreira Lima, entregue a personalidades por história e atuação profissional essenciais ao desenvolvimento do cenário jurídico, político e cultural de Pernambuco. Na ocasião, o magistrado agradeceu a comenda em nome dele e dos outros nove agraciados que atuam como artistas, desembargadores, juízes e advogados conhecidos na sociedade pernambucana.

O diretor-geral da Esmape, desembargador Jones Figueiredo, recebeu comenda no evento

O diretor-geral da Esmape, desembargador Jones Figueiredo, recebeu comenda Egídio Ferreira Lima no evento

A 1ª Talk Internacional de Direitos Fundamentais foi promovido pela Escola Superior da Advocacia da OAB-PE, pelo TJPE, pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) e pelo Instituto Egídio Ferreira Lima. Ao todo, foram apresentadas nove palestras durante o dia com representantes do Brasil, da Itália, da França e de Portugal.

Mais 1 – Em nome do presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, o desembargador Évio Marques participou da solenidade de entrega da Medalha de Honra ao Mérito Padre Antônio Jorge Guerra à Diocese de Caruaru. A cerimônia foi realizada no Plenário da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, sede do Legislativo Municipal, em 5 de setembro.

O desembargador Évio Marques (terno claro) representou o presidente do TJPE na solenidade

O desembargador Évio Marques (terno claro) representou o presidente do TJPE Adalberto de Oliveira Melo

Mais 2 – Na segunda-feira (9/9), a desembargadora Daisy Andrade representou o TJPE na palestra “Alguns aspectos da problemática do crime”, do professor e advogado Roque de Brito Aires. O evento foi promovido pela Comissão de Acompanhamento do Sistema Penitenciário e das Execuções Penais e pela Comissão de Relações Acadêmicas da instituição no auditório da sede da OAB-PE, no Recife.

.....................................................................................................................
Texto: Izabela Raposo – Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos 1 e 2: Jorge Gregório - OAB-PE  
Foto 3: Vladimir Barreto Rodrigues - Câmara Municipal de Caruaru