Notícias Notícias

Voltar

CEJ/TJPE lança livro sobre Thomaz de Aquino

Evento aconteceu no Salão Nobre do Palácio da Justiça

Evento aconteceu no Salão Nobre do Palácio da Justiça

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), fez o lançamento do Livro “Memória Judiciária de Pernambuco – Thomaz de Aquino Cyrillo Wanderley”, nesta quinta-feira (7/11). O evento, que começou às 17h, foi realizado no Salão Nobre do Palácio da Justiça, no Recife. Confira as fotos em https://photos.app.goo.gl/fHG4ab7SMqxYzrDu8

Na solenidade, o neto de Thomaz de Aquino, o doutor Manoel Mesquita, saudou todos os presentes. Ele contou brevemente a história do seu avô no Judiciário e suas memórias de alegria, concluindo que o avô deixou um “legado de dignidade, humildade e simplicidade para toda a família”.

O diretor do CEJ/TJPE, desembargador José Fernandes, depois de suas saudações, anunciou: “Hoje é uma tarde memorável para o Tribunal de Justiça, para o Centro de Estudos Judiciários, porque traz o registro das memórias de um magistrado, de um juiz, que foi um exemplo de honradez para a magistratura pernambucana”. “Eu não o conheci pessoalmente, mas fiquei enriquecido por essa leitura que fiz sobre a sua vida”, completou.

No lançamento, estiveram presentes também o vice-diretor do CEJ/TJPE, desembargador Carlos Moraes; a desembargadora Daisy Andrade e os desembargadores Eduardo Paurá, Antônio de Melo e Lima e José Anchieta Félix da Silva; o prefaciador da obra, desembargador Napoleão Tavares; o presidente do Conselho Penitenciário do Estado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), Jorge Neves; e familiares do homenageado.

A obra sobre Thomaz de Aquino é a décima de uma série com previsão para mais três lançamentos ainda neste ano. Todos os livros foram produzidos pelo CEJ/TJPE, contanto com a pesquisa e edição. O volume lançado aborda a biografia do magistrado, em 257 páginas, dividido em sete partes que contam sua trajetória no Judiciário, doutrina, discursos em sua homenagem, notícias de destaque e artigos publicados na imprensa, sua condecoração e memorial fotográfico.

Thomaz de Aquino foi uma das figuras mais importante do Judiciário Pernambuco, conseguindo se destacar pela sua conduta e ética. Recebeu como homenagem de reconhecimento a intitulação de um dos prédios mais famosos de Recife com o seu nome, o Fórum Thomaz de Aquino, e também o Salão de Sessões das Câmaras Criminais do TJPE.
.............................................................................................................................
Texto: Aryagne Lopes | Ascom TJPE
Fotos: Guilherme Guimarães | Cacoete Produções | Ascom TJPE