Notícias Notícias

Voltar

Esmape/TJPE inaugura primeiro instituto de inovação do Judiciário estadual

O presidente do TJPE e o diretor geral da Esmape conheceram o espaço do novo Instituto e Laboratório

O presidente do TJPE e o diretor geral da Esmape conheceram o espaço do novo Instituto e Laboratório 

Com o objetivo de estimular a cultura da inovação e do empreendedorismo no setor público, o Tribunal de Justiça de Pernambuco, através da Escola Judicial de Pernambuco, inaugurou o Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas (Ideias TJPE) e o Laboratório de Inovação (TJPELabs). O evento aconteceu nessa terça-feira (17/12), na sede da Esmape/TJPE, no Recife. Confira as fotos em https://photos.app.goo.gl/dKezvifiH7Z3VDAe9.

Da inauguração, participam os palestrantes Ademir Milton Piccoli, Álvaro Santos Gregório Filho, Augusto Niche Teixeira e Caio Moyses de Lima, que abordaram, respectivamente, os temas: Judiciário exponencial, inovação pública, competências em tempo de cultura digital e laboratório de inovação no Judiciário. O presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo; e o diretor-geral da Esmape e decano do Tribunal, desembargador Jones Figueirêdo Alves, presidiram as atividades.

“Nosso objetivo é estimular a cultura da inovação, do gerenciamento e do empreendedorismo na Justiça. Pernambuco e o Judiciário estadual são vanguardistas e não podem ficar alheios a avanços tecnológicos, sociais, econômicos e ambientais. Por isso, num contexto de tantas desigualdades, precisamos construir um novo modelo de sociedade, unindo avanço tecnológico, consciência ambiental e qualidade de empregos. Tudo com base na educação, único instrumento capaz de transformar vidas e mudar a História de maneira positiva. Diante de tal desafio, nossa contribuição será com o Ideias TJPE”, defendeu o desembargador Adalberto de Oliveira Melo.

“Pensaremos, daqui a um tempo, o quanto foi expressiva a construção deste Instituto. O futuro de uma instituição, o TJPE, feita por homens e mulheres dedicados, permanece a partir do legado à posteridade. O legado, por exemplo, de uma Escola que, há mais de 30 anos, produz e compartilha ideias feitas por bons indivíduos. Somente pessoas destinadas ao servir bem podem produzir algo de importante para a sociedade”, declarou o desembargador Jones Figueirêdo Alves.

A concepção do Ideias TJPE foi inspirada em programas do Brasil e do mundo. São eles: Nesta, da Agência de Inovação Reino Unido; MIT Media Lab, do Laboratório do Massachusetts Institute of Technology – EUA; e iJuspLab, do Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo. Na Esmape/TJPE, o Instituto conta com a colaboração de pessoal das áreas Jurídica, Educação, Tecnologia da Informação, Comunicação Social e Arquitetura.

..........................................................................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Fotos: Guilherme Guimarães | Cacoete Produções | Ascom TJPE