Notícias Notícias

Voltar

Espetáculo "Arte e Histórias" é realizado no Palácio da Justiça

Os convidados assistiram ao espetáculo em comemoração aos 197 anos do TJPE e 89 anos do Palácio da Justiça

Os convidados assistiram ao espetáculo em comemoração aos 197 anos do TJPE e aos 89 anos do Palácio da Justiça

O Palácio da Justiça de Pernambuco, sede do Poder Judiciário estadual e instalado no Recife, foi palco do espetáculo “Arte e Histórias”, na sexta-feira (6/9). A ação cultural, coordenada e promovida pela atriz e escritora Sônia Bierbard, consistiu numa peça encenada pelo grupo teatral do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a Trupe do Faz de Conta. A apresentação teve foco no aniversário de 197 anos da instituição, celebrado no dia 13 de agosto, e nos 89 anos da inauguração do Palácio da Justiça, completados em 7 de setembro. Confira as fotos da apresentação AQUI.

A ação faz parte do projeto Portas Abertas, que promove visitas guiadas ao Palácio da Justiça, e é coordenado pela Assessoria de Cerimonial do TJPE através do setor de Relações Públicas. A peça teatral conta a história da construção do prédio que é sede da Justiça pernambucana através das próprias personagens que dela fizeram parte. O texto é fruto de criação coletiva dos servidores que compõem o elenco: Déa Cavalcanti, Jair Rocha, Márcia Passos e Ruby Silva. Também participa do espetáculo o ator Alexandre Sampaio.

Estudantes também acompanharam a apresentação

Na plateia, além de magistrados e servidores do TJPE, estiveram presentes alunos da Escola Lagoa Encantada e da Escola Zuleide Gomes Monteiro; e Cátia Lubambo, da Fundação Joaquim Nabuco. O espetáculo contou também com a presença da filha da artista Marianne Peretti, representante da arte moderna e do vitral do século XX, com trabalhos de sua autoria na Capela e na recepção do Gabinete da Presidência do TJPE, no Palácio da Justiça. “É muita honra ter sido convidada para este espetáculo”, afirmou Juliane Peretti.

A visita começou no Salão dos Passos Perdidos, localizado no 1º andar do Palácio, seguindo depois para outros ambientes do prédio. De acordo com Sonia Bierbard, a Trupe do Faz e Conta começou a se preparar para o espetáculo Arte e História em maio deste ano, com a realização de 30 ensaios. “Sinto-me muito emocionada por comemorarmos os 89 anos da inauguração do Palácio da Justiça assim. O ator lembra às pessoas a poesia de se estar vivo. Com essas palavras do ator Rod Steiger, agradeço a presença de todos”, disse a servidora Sônia Biebard.

No evento, foram distribuídas dez camisetas de comemoração de 197 anos do TJPE e 48 do projeto Portas Abertas. Também foram ofertados aos visitantes 16 exemplares do livro “Inventário do acervo museológico dos bens móveis do Palácio”.

..........................................................................................................
Texto: Micarla Xavier | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE