Notícias Notícias

Voltar

Formação Inicial de novos juízes continua programação de aulas

Juízes reunidos em sala de aula
Vinte novos juízes do Poder Judiciário de Pernambuco participam de curso de formação

A realização de audiências criminais e a elaboração de sentenças foram os temas da aula de 6 de janeiro do Curso de Formação Inicial para os 20 novos juízes substitutos do Judiciário estadual. Promovido pela Esmape / Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco, a formação é uma exigência da Escola Nacional de Formação de Magistrados (Enfam) para o exercício da magistratura. Confira mais fotos no Flickr da Esmape.

Os novos juízes irão atuar em comarcas do Sertão de Pernambuco. “As comarcas do Sertão possuem peculiaridades e desafios próprios. São comarcas de Vara Única, menores, assim, o papel dos magistrados que estão ministrando as aulas, alguns que já passaram por comarcas com esse perfil, é transmitir um pouco da vivência adquirida”, afirmou o juiz Luiz Carlos Vieira, que foi o responsável pelo módulo.

Juiz Luiz  Carlos
Juiz Luiz Carlos Vieira

O momento é uma oportunidade para os ingressantes na magistratura discutirem o exercício profissional. “Os colegas possuem uma bagagem teórica grande, mas a parte prática, do dia a dia, é um pouco diferente. O objetivo do curso é exatamente promover esse contato com as experiências do magistrado, as possíveis situações de dificuldades e como melhor solucioná-las”, disse o juiz Luiz Carlos Vieira.

As aulas do Curso foram retomadas nesta segunda-feira (9/01). Na ocasião, o desembargador Erik Simões ministrou aula sobre difusão da cultura de conciliação. À tarde, os magistrados participam de encontro sobre Bacenjud e Renajud.
.............................................................................................
Texto: Marília Ferreira | Ascom TJPE
Fotos: Gleber Nova | Ascom Esmape TJPE