Notícias Notícias

Voltar

TJPE condecora personalidades com a Medalha do Mérito Joaquim Nunes Machado

Todos os homenageados com a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira, entregou, no final da tarde da quarta-feira (16/9), a  Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado, a mais alta condecoração do Poder Judiciário de Pernambuco, para 11 personalidades que se destacam por sua excelência nas áreas jurisdicional, de segurança pública, militar, médica, educacional, e jornalística, prestando serviços relevantes ao Judiciário pernambucano e, consequentemente, à sociedade. A outorga do título é parte das comemorações ao seu 199º aniversário de instalação do TJPE, e 200 anos de sua criação por meio de Alvará Régio, sendo denominado de Tribunal da Relação à época.

Em respeito às medidas sanitárias vigentes para combate da pandemia da Covid-19, as cerimônias de entrega da Medalha de Mérito, e do Diploma de Honra ao Mérito a servidores do TJPE, promovidas a partir de 15 de julho, e 12 de agosto, respectivamente, estão sendo realizadas de forma fracionada para aplicação do distanciamento social, uma das medidas sanitárias aplicadas no combate à propagação do Covid-19. 

A solenidade, sediada no Salão Nobre, no Palácio da Justiça, foi aberta pelo presidente do TJPE que explanou sobre o passado de lutas republicanas de Pernambuco, e da participação de Nunes Machado como militante ativo da causa, enaltecendo os símbolos de identidade regional, e citando a beleza musical do Hino de Pernambuco. Ele fez uma menção especial a duas das autoridades presentes ao evento: sua esposa, a subprocuradora de Justiça.do Ministério Público estadual, e presidente da Associação dos Cônjuges de Magistrados de Pernambuco (Acmepe), Zulene Santana de Lima Norberto, e ao desembargador Ricardo de Paes Barreto.

Ao encerrar a solenidade, o desembargador Fernando Cerqueira mais uma vez lembrou que os homenageados receberam a medalha por serem reconhecidos pela dedicação e excelência em suas áreas profissionais, e declarou que eles "fazem agora parte da família judiciária", e que se sentia "honrado em dar-lhes as boas vindas em nossa casa, o Palácio da Justiça como chefe do Poder Judiciário.

Homenagem a policiais - A incumbência de realizar o pronunciamento em nome dos agraciados coube ao delegado da Polícia Federal, e ex-secretário estadual de Defesa Social, Antônio de Pádua Vieira Cavalcanti, que recebeu a comenda no Grau Grande Oficial. "Sinto-me duas vezes lisonjeado por estar recebendo esta medalha, como também por ter sido escolhido a falar em nome dos agraciados, que, sem dúvida, estão tendo seus esforços e competências reconhecidos pelo TJPE, instituição basilar na área do Direito e da Justiça em nosso estado. Aproveito o momento para estender a minha Medalha às Polícias Militar, Civil e Científica de Pernambuco, que com dedicação e excelência atuam na área da segurança pública em nosso estado", declarou o orador.

Seguem os nomes dos 10 outros agraciados que receberam a Medalha do Mérito Judiciário na quarta-feira (15/09).

Capitão de Fragata da Marinha do Brasil, Clicie Gouveia de Almeida Couto

Juíza estadual Karla Fabíola Rafael Peixoto Dantas

Juiz de Direito Substituto estadual Rafael Souza Cardoso

Juíza Andrea Epaminondas Tenório de Brito

Juíza de Direito Substituta Catarina Vila Nova Alves de Lima

Juiz estadual aposentado José Gentil Pessoa Bezerra

Médico Cirurgião Plástico e escritor, Moisés Wolfenson

Diretora Presidente do Colégio Santa Maria, Rosa Amélia Emery Carneiro

Âncora dos telejornais da Rede Globo de Televisão, NE1(por 9 anos) e Bom Dia Pernambuco, e da Rádio de Jornalismo CBN, Clarissa Goes

Administrador Geral do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, Guilherme Cavalcanti da Rocha Leitão

Confira o cronograma da 3ª cerimônia em que familiares dos homenageados podem comparecer.

Evento:  Solenidade de entrega da Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado

Formato da Solenidade: Presencial com aplicação do distanciamento social; uso de máscaras faciais e de álcool-gel

Data: 21 de setembro de 2021

Dia: Terça-feira

Hora: 17h

Local: Salão Nobre, 2º andar, Palácio da Justiça (sede do TJPE)

Endereço: Praça da República, S/N, bairro Santo Antônio, Recife, PE

Agraciados: Acesse o convite AQUI.

........................................................................................ 
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Foto: Ademar Filho | Ascom TJPE