Notícias Notícias

Voltar

TJPE é líder em Tecnologia da Informação e Comunicação no país

Setic ficou em primeiro entre tribunais de médio porte

Foi divulgado, no fim de setembro, o resultado final do Diagnóstico de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário. O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) alcançou o primeiro lugar entre os tribunais de porte médio e o 11º lugar entre os 92 órgãos do Poder Judiciário do país.

Com base na Resolução 211/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o ranking tem como função aferir o nível de cumprimento das Diretrizes Estratégicas de Nivelamento, que constituem um conjunto de metas de gestão e de infraestrutura tecnológica que os órgãos do Judiciário – Tribunais Estaduais, Superiores, Militares, do Trabalho e Eleitorais – deverão cumprir no período de 2015 até 2020. As diretrizes são distribuídas em diversos temas de TIC como: Políticas e Planejamento, Estruturas Organizacionais e Macroprocessos, Sistemas de Informação, Integração de Sistemas, Disponibilização de Informações e Pessoas.

Ao longo dos últimos anos, a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do TJPE investe em Infraestrutura e Sistemas de TIC. Foram implantados dois Datacenters, que possibilitaram aumentar o poder de processamento, armazenamento e segurança dos dados do Tribunal, além do investimento no aumento de banda dos links de comunicação de dados das Comarcas e Prédios da Região Metropolitana do Recife. O resultado dessa atenção aos sistemas de TIC também pode ser observado pela implementação do Processo Judicial eletrônico (PJe) e no lançamento da inteligência artificial “Elis”, que analisa os processos de executivos fiscais do município do Recife.

"Todo nosso investimento em tecnologia busca dar maior agilidade e segurança ao trabalho desempenhado pelos servidores e magistrados do Tribunal, contribuindo para uma prestação de serviço mais célere e eficiente para a população", explica a secretária de Tecnologia do TJPE, Juliana Neiva. "Esse resultado é fruto do empenho de toda a equipe da Setic, além do comprometimento dos integrantes da Mesa Diretora do Tribunal, ao longo das últimas gestões, que vem confiando no trabalho desenvolvido e investindo nos avanços tecnológicos em benefício do Judiciário pernambucano", completa.
.............................................................................................................................
Texto: Marcelo Dettogni | Ascom TJPE
Imagem: Getty Images