Notícias Notícias

Voltar

TJPE inaugura Arquivo do Cartório de Recursos para Tribunais Superiores

Mais de 20 mil processos integram o acervo da unidade

Mais de 20 mil processos integram o acervo da unidade

O Cartório de Recursos para Tribunais Superiores (Cartris) é responsável por processar recursos excepcionais que anteriormente eram movimentados nas diretorias Cível e Criminal ou nas secretarias de Câmara Regional do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Vinculada à 2ª Vice-Presidência da instituição, a unidade ganhou um novo Arquivo nesta quarta-feira (22/1). Confira as fotos da solenidade em https://photos.app.goo.gl/vkZSQ3fyrDJ4Ed2b7

Com a inauguração realizada pelo presidente do Tribunal, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, e demais integrantes do Judiciário, o prédio do Arquivo do Cartris/TJPE agora funciona na rua Francisco Silveira, 131, galpão B.8.1, bairro de Afogados, no Recife. “O Cartris honrou a atuação iniciada em 2015, quando foi inaugurado, e conferiu uniformidade e celeridade à tramitação de petições judiciárias entre o TJPE e os Tribunais Superiores. Dessa forma, o Cartório prestou um serviço mais eficiente à sociedade”, declarou o maigistrado.

Na ocasião, o presidente também elogiou a atuação dos desembargadores Cândido Saraiva e Antenor Cardoso, respectivamente, primeiro e segundo vice-presidentes do Tribunal. “Desde de fevereiro de 2018, os desembargadores Cândido Saraiva e Antenor Cardoso, ao lado de suas equipes, conseguiram proferir quase 22 mil decisões interlocutórias ou terminativas, acórdãos e despachos. São dois anos de trabalho com único objetivo: bem servir a população com a melhor prestação de serviço público. A superação de desafios e as conquistas alcançadas marcam a atuação das Vice-Presidências”, destacou o presidente do TJPE, que também fez elogios a servidores. 

Segundo vice do Tribunal, o desembargador Antenor Cardoso falou sobre os avanços com a inauguração no novo Cartris. “É o resultado de um esforço que nós fizemos na 2ª Vice-Presidência para estruturar esse Cartório que tem a incumbência de administrar o acervo de processos da 1ª e da 2ª Vice. Esse acervo de 20 mil processos estava distribuído em vários locais. Com a gestão do desembargador Adalberto, conseguimos centralizar a equipe de apoio e a maior parte do acervo. Nós temos orgulho do que foi feito. Outro passo dado foi o início da estruturação do quadro de pessoal do Cartris, que é uma luta importante, com o objetivo de tornar o setor uma unidade mais moderna e mais eficaz”, defendeu o magistrado.

Magistrados e servidores durante a inauguração do Arquivo do Cartris

Magistrados e servidores durante a inauguração do Arquivo do Cartris

Mais inaugurações – Nesta sexta (24/1), às 10h, o novo Fórum da Comarca de Pombos, sexto entregue pela atual gestão, também será inaugurado. O prédio está localizado na Rua I, no Loteamento Capitão Manoel Gomes de Assunção, no Centro da cidade. Já na segunda (27/1), a partir das 14h, a Sala de Sessões do Pleno, localizada no primeiro andar do Palácio da Justiça, no Recife, será reaberta com sessão do Órgão Especial. O local ficou fechado para restauração dos três principais lustres da sala, datados da primeira metade do século XX. Em 7 de setembro de 2020, a sede do Judiciário completa 90 anos da inauguração.

.................................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Silla Cadengue | Cacoete Produções | Ascom TJPE