Notícias Notícias

Voltar

TJPE inaugura prédio anexo do Fórum de Lajedo

Esta é a sexta grande obra inaugurada pela atual gestão

Esta é a sexta grande obra inaugurada pela atual gestão

O Judiciário estadual pernambucano inaugurou, na sexta-feira (25/10), o prédio anexo do Fórum da Comarca de Lajedo. A solenidade contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo, além de diretores e gestores da Justiça e representantes do Executivo e Legislativo local. O prédio anexo ao Fórum José Firmino Burgos, está localizado na Rua Doutor Múcio Monteiro, no centro do município. Esta é a sexta grande obra inaugurada pela atual gestão. Anteriormente foram inaugurados cinco fóruns no Interior e na Região Metropolitana do Recife. Confira as fotos da solenidade: https://photos.app.goo.gl/57y1XFUGE1c5GuZS6

A estrutura instalada tem aproximadamente 125 metros quadrados. Com a ampliação, o Fórum passa de 298 metros quadrados para 423 metros quadrados de área construída, num terreno de 870 metros quadrados. O prédio inaugurado conta com uma sala da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB/PE), Secretaria, uma sala de audiência e o gabinete do juiz. A obra envolveu, além da construção do anexo, a reforma do Salão do Júri, que conta com um auditório para 45 lugares. A iluminação predial será realizada totalmente com lâmpadas em LED e o conjunto arquitetônico possui rampas de acesso ao prédio.

Durante a solenidade, o presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, destacou a inauguração do anexo do Fórum de Lajedo como a continuidade da política de investimento em infraestrutura adotada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco ao longo das últimas gestões. “Trata-se de um compromisso nosso, que está sendo cumprido, mesmo em tempos de crises e inúmeros desafios”, declarou. O magistrado também recordou o período em que atuou como magistrado em Lajedo, a segunda comarca em que exerceu o cargo de juiz, em 1983, após passar pela comarca de Pedra de Buíque.

“Nascido no Interior do Estado, no município de Caruaru, é com orgulho que, na condição de presidente do TJPE, me encontro aqui na região ao lado de pessoas tão importantes e me recordo do tempo em que atuei aqui como magistrado, com muita felicidade e gratidão pelas boas memórias, possíveis em razão da convivência com um povo muito hospitaleiro e acolhedor”, afirmou. O presidente também agradeceu a todas as equipes do Tribunal responsáveis pela concretização do projeto de ampliação do Fórum e parabenizou a família do homenageado Elísio Ferreira dos Santos, cujo nome foi conferido ao Salão do Júri de Lajedo. “À unanimidade de votos, acolhemos tal homenagem no Conselho da Magistratura em reconhecimento à contribuição de Elísio dos Santos à região”, destacou.

Placa foi descerrada por representantes dos três poderes

Placa foi descerrada por representantes dos três poderes, incluindo engenheiros do TJPE 

Em nome da família, o filho do homenageado, Justo Fernandes da Mota Neto, agradeceu a homenagem feita ao pai Elísio Ferreira dos Santos e recordou a sua história. “Ele chegou em Lajedo em 1º de maio de 1950 e se estabeleceu como comerciante no ramo de tecidos, tornando-se tão conceituado na cidade como se fosse desta terra querida. Natural de Camocim de São Felix, entrou na política em 1943 e, como vereador, com seu dinamismo e coerência política, tornou-se presidente da Câmara dos Vereadores, cargo que ocupou até 1967. Casado com Maria da Anunciação Mota Santos, teve seis filhos e viveu em Lajedo em torno de 30 anos. Portanto, essa homenagem ao meu falecido pai contempla o legado deixado por ele nesta cidade, que ele amava muito”, afirmou. Elísio também é pai de Maria Julia Mota Santos de Oliveira, presidente da Associação dos Cônjuges de Magistrados do Estado de Pernambuco (Acmepe).

Pela inauguração do prédio anexo, o diretor do Fórum de Lajedo, juiz Paulo Ricardo Cassaro dos Santos, agradeceu à Presidência do TJPE, ressaltando a ênfase que tem sido dada, nesta gestão, na melhoria das condições de trabalho e de infraestrutura do Judiciário na 1ª Instância. “Converso com colegas e com operadores do Direito de forma geral, como advogados, defensores públicos e promotores, e percebo que é uma avaliação geral sobre o trabalho desenvolvido no 1º grau de jurisdição. É uma gestão focada em conferir um atendimento mais célere à população em ambientes com melhores condições de trabalho. Então, ganham os servidores e principalmente os cidadãos com essa evolução das nossas atividades”, concluiu.

Lajedo – Atualmente, tramitam na comarca de Lajedo 4,3 mil processos. A equipe que atua na unidade judiciária é formada pelo diretor do Fórum, juiz Paulo Ricardo Cassaro dos Santos, e por cinco servidores na Secretaria, dois assessores do magistrado, dois oficiais de justiça e cinco serventuários, totalizando 14 pessoas.
....................................................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE