Notícias Notícias

Voltar

Tribunal recebe estudantes de ensinos fundamental, médio e superior

O assessor de Comunicação Social Francisco Shimada falou aos estudantes de Jornalismo sobre o TJPE

O assessor de Comunicação Social Francisco Shimada falou aos estudantes de Jornalismo sobre o TJPE 

Prestes a retomar o Programa de Estágios do Poder Judiciário Estadual, com início de atividades de 148 estudantes a partir deste segundo semestre, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) recebe professores e alunos de diversas áreas de conhecimento para troca de experiências. Acadêmicos de Direito acompanham audiências e sessões de tribunais do Júri, enquanto crianças e adolescentes de ensinos fundamental e médio participam de atividades no Memorial da Justiça ou através do Portas Abertas, com visitas guiadas ao Palácio da Justiça.

Em 5 de setembro, por exemplo, estudantes de Jornalismo do Centro Universitário Brasileiro (Unibra) vieram até o Palácio da Justiça, no Recife, onde conheceram as atividades da Assessoria de Comunicação Social (Ascom TJPE) por meio de apresentação sobre os serviços de jornalistas, publicitários, designers, fotógrafos e relações públicas. Eles também acompanharam parte da rotina administrativa da unidade ligada à Presidência. Confira as fotos da visita AQUI.

A atividade com os estudantes foi uma solicitação da professora e jornalista Cecília Beltrão. “A visita foi uma grande oportunidade para os estudantes de Jornalismo conhecerem, presencialmente, o habitat de um assessor de comunicação de uma instituição pública de grande porte, com a responsabilidade de atuar e cobrir essa instituição em âmbito estadual, de desenvolver produtos de comunicação para públicos diversificados, de trabalhar conteúdos de interesse público e, ainda, relacionar-se com a imprensa para que a população tenha acesso à informação de qualidade. Sem dúvida, uma experiência enriquecedora", disse a responsável pela disciplina de Técnicas de Comunicação Dirigida.

Um dos universitários presentes foi Anderson Alves, 18 anos, aluno bolsista e estagiário em um escritório de Comunicação. “A visita à Ascom do TJPE, assessoria de um órgão público e de grande influência no Estado, nos proporcionou uma troca de experiências proveitosa e nos possibilitou conhecer ‘in loco’ o que o profissional assessor comunicação faz. Esse contato é fundamental para a formação do profissional de Jornalismo. Agradeço ao TJPE, à professora Cecília Beltrão e a Unibra pela oportunidade. Foi uma troca de conhecimento proveitosa”, declarou o estudante, que decidiu pelo Jornalismo como uma forma de poder levar mais e melhor informação às pessoas .

“Não só para a Ascom, mas para outros setores do Tribunal, esse contato com estudantes traz novas perspectivas a nossa atuação. Antes de assumir a gestão de Comunicação do TJPE, fui estagiário da casa, porque me sinto em casa aqui, e também visitei outras redações e assessorias. Essa troca foi primordial para eu decidir seguir no Jornalismo, porque encontrei profissionais capazes, qualificados e dispostos a me orientar nesses encontros e nessas atividades, além de ver, na prática, todo conhecimento acadêmico previamente adquirido”, destacou o assessor de Comunicação Social do TJPE, o jornalista Francisco Shimada.

.............................................................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Fotos: Humberto Reis | Cacoete Produções | Ascom TJPE