Notícias Notícias

Voltar

Voltado a empreendedorismo e inovação, Judiciário inaugura Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas

Ciclo de palestras de inauguração começa às 14h desta terça-feira (17/12) na sede da Esmape/TJPE, no Recife


Com o objetivo de estimular a cultura da inovação, da cocriação e do empreendedorismo no setor público, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), promove, a partir das 14h desta terça-feira (17/12), o lançamento do Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas (Ideias TJPE). O evento acontece no auditório da Esmape, localizada na rua Desembargador Otílio Neiva Coêlho, s/n, Ilha Joana Bezerra, no Recife. O prédio fica ao lado do Fórum da Capital.

Da inauguração, participam os palestrantes Ademir Milton Piccoli, Álvaro Santos Gregório Filho, Augusto Niche Teixeira e Caio Moyses de Lima, que irão abordar, respectivamente, os temas: Judiciário exponencial, inovação pública, competências em tempo de cultura digital e laboratório de inovação no Judiciário. O presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo; e o diretor-geral da Esmape e decano do Tribunal, desembargador Jones Figueirêdo Alves, estarão presentes.

O instituto tem como principal foco oferecer um espaço que propicie a gestão do conhecimento e da inovação, com a participação dos atores internos, parceiros e usuários da justiça. A proposta tem por metodologia a aplicação de técnicas e processos de gerenciamento, pesquisa e ensino que permitam a interação, a colaboração e a troca de conhecimento diante dos desafios e oportunidades impostos pela sociedade 4.0.

A concepção do Ideias TJPE foi inspirada em programas do Brasil e do mundo. São eles: Nesta, da Agência de Inovação Reino Unido; MIT Media Lab, do Laboratório do Massachusetts Institute of Technology – EUA; e iJuspLab, do Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo. Na Esmape/TJPE, o Instituto conta com a colaboração de pessoal das áreas Jurídica, Educação, Tecnologia da Informação, Comunicação Social e Arquitetura.

Confira a programação do evento de 17/12:

14h – Abertura

14h30 – Judiciário Exponencial
Palestrante: Ademir Milton Piccoli

15h15 – Inovação Pública
Palestrante: Álvaro Santos Gregório Filho

16h – Intervalo

16h30 – Competências em Tempo de Cultura Digital
Palestrante: Augusto Niche Teixeira

17h15 – Laboratório de Inovação no Judiciário
Palestrante: Caio Moyses de Lima

18h – Encerramento das palestras e Inauguração do Ideias TJPE
.......................................................................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Marca: Natalie Oliveira | Ascom CGJ-PE
Identidade visual: Publicidade e Design | Ascom TJPE