Ultimas Notícias Ultimas Notícias

Voltar

Central de Depoimento Acolhedor é inaugurada em Caruaru nesta sexta (29/5)

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) inaugura, às 11h desta sexta-feira (29/5), a Central de Depoimento Acolhedor de Caruaru, que funcionará no Fórum Dr. Elísio Florêncio, bairro Universitário. Por meio do serviço, crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência são ouvidos por servidores especializados, em ambiente que evita constrangimento e reduz danos psicológicos, pois não há contato com os réus. O presidente do Tribunal, desembargador Frederico Neves, e o coordenador da Infância e Juventude, desembargador Luiz Carlos Figueiredo, prestigiam a cerimônia.

Esta é a quarta Central de Depoimento Acolhedor do TJPE, que já conta com o serviço nas comarcas de Recife, Camaragibe e Petrolina. Em sua gestão, o presidente Frederico Neves implantou as centrais do interior e de Camaragibe, seguindo o compromisso assumido em sua posse de aproximar a Justiça do cidadão. Nessas unidades, a interação com a sala de audiência, onde estão juiz, promotor de justiça, advogados, serventuários e réu, é realizada por videoconferência – o que melhora a qualidade do atendimento. Em Caruaru, o serviço conta com recepção e salas de escuta e de audiência, além de brinquedoteca.

O coordenador da Infância e Juventude, desembargador Luiz Carlos Figueiredo, reforçou a importância desta ação para a população do Agreste. "O método do sistema de depoimento especial de escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência é extremamente eficaz. Pernambuco tem hoje uma equipe de profissionais altamente qualificados e a chegada desse serviço a Caruaru representa um marco na prestação jurisdicional de boa qualidade ao povo do Agreste."

Programa Acolher – O segundo Seminário Regional do Programa Acolher, da Coordenadoria da Infância e Juventude, ocorre também nesta sexta-feira (29/5) em Caruaru. O encontro debate o aprimoramento da atenção que o Judiciário e os demais órgãos da rede de proteção à Infância oferecem àquelas mulheres que expressam desejo de entregar um filho à adoção. Será no auditório da Univafip, das 8h30 às 17h.

As inscrições para participar do seminário em Caruaru continuam abertas pelo site do TJPE, que também publicou a programação do evento. O primeiro seminário ocorreu no Recife, em 15 de maio deste ano de 2015, e o terceiro terá lugar em Serra Talhada, no dia 19 de junho próximo.

...............................................................................

Redação Ascom TJPE