Últimas Notícias Últimas Notícias

Voltar

Fórum de Fernando de Noronha passa a se chamar Desembargador Roberto Ferreira Lins

Fachada do Fórum de Fernando de Noronha com magistrados e servidores à frente
Nome de edifício em homenagem ao então corregedor-geral de Justiça de Pernambuco, falecido em 5 de outubro de 2016

Recentemente reformado, o Fórum do Distrito Estadual do Arquipélago de Fernando de Noronha passou a se chamar, em 2 de junho, Fórum Desembargador Roberto Ferreira Lins. O magistrado, então corregedor da Justiça no Estado, faleceu em 5 de outubro passado. "Tratava-se de uma pessoa competente e vocacionada, que deixou um exemplo de boa magistratura e ótimo desempenho das atividades. O TJPE perdeu um grande magistrado: sério, devotado à função, muito proativo e de uma conduta retilínea. Seu legado de boa magistratura permanece entre nós. Roberto Ferreira Lins sempre honrou as tradições do Tribunal. Esta homenagem é justíssima", declarou o presidente do Poder Judiciário de Pernambuco, desembargador Leopoldo Raposo.

Autor da proposta, aprovada pelo Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) através do Ato 1370/2016, o desembargador Eurico de Barros justificou a homenagem pela ligação do magistrado com a ilha para onde foi designado a responder pela jurisdição. “O desembargador Roberto Ferreira Lins foi atendido no seu desejo de ter suas cinzas enterradas em Fernando de Noronha, e prestamos uma justa homenagem pela sua dedicação à Justiça”, lembrou o diretor-geral da Esmape – Escola Judicial de Pernambuco.

Roberto Ferreira Lins nasceu na capital pernambucana em 1951. Formou-se em Direto pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) no ano de 1975. Antes de ingressar na magistratura, militou na advocacia e foi aprovado em concursos públicos, tais como os de procurador do Município do Recife e do Banco Central. Foi nomeado juiz de Direito em 22 de outubro de 1982. Em outubro de 2004, promovido desembargador do TJPE pelo critério de merecimento, à unanimidade de votos. Exerceu o cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) durante o biênio 2009/2010 e respondeu pelo cargo de corregedor-geral da Justiça estadual de 4 fevereiro a 5 de outubro de 2016.

Pelo TJPE, a solenidade contou com as presenças do corregedor-geral da Justiça, desembargador Antônio de Melo e Lima; do desembargador Erik Simões; do diretor-geral Ricardo Lins; do atual responsável pela jurisdição, juiz Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho; do assessor da Presidência, Alberto Freitas; e dos assessores da Corregedoria Geral da Justiça, juízes Laiete Jatobá e Marcus Vinicius Nonato. O administrador do Arquipélago de Fernando de Noronha, Luiz Eduardo Cavalcanti Antunes; o primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Diogo Moraes; além  de familiares e amigos do desembargador Roberto Ferreira Lins estiveram presentes.
..................................................................................................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE – Com informações de Joseane Duarte | Esmape TJPE
Foto: Diretoria Esmape TJPE