Ultimas Notícias Ultimas Notícias

Voltar

Innovare – Jornadas Pernambucanas capacita servidores e magistrados de Infância e Juventude

Servidores e magistrados da Infância e Juventude participam periiodicamente das Jornadas Pernambucanas 

Outro programa a ser abordado na série de matérias da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Ascom/TJPE) sobre a participação no Innovare 2019 é o Jornadas Pernambucanas, desenvolvido pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), em parceria com a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) e as Varas da Infância e Juventude do TJPE. Desde 2010, as Jornadas promovem troca de conhecimentos, assim como fomentam uma compreensão aprofundada e uniforme sobre temáticas do universo infanto-juvenil. Essas são prévia e democraticamente definidas a partir de pesquisa de opinião junto aos magistrados e servidores do Judiciário.

Durante esse período, cerca de 2,3 mil pessoas foram treinadas. Os cursos são ministrados em oito cidades localizadas em regiões estratégicas do Estado, oportunizando, assim a participação de todas as comarcas pernambucanas. O Jornadas abrange em seu eixo de trabalho não só a formação permanente e continuada dos servidores e magistrados, mas também busca criar espaços que favoreçam a abertura de canais multilaterais de diálogo e discussões sobre as dificuldades coletivas e peculiares de cada comarca.

A inovação do projeto está na qualificação prática e contínua, envolvendo os magistrados e servidores do TJPE que atuam junto a processos envolvendo as   crianças e os adolescentes. Através do programa Jornadas Pernambucanas é possível sensibilizar servidores e magistrados para a importância do atendimento prioritário dos processos que envolve esse público, possibilitando ainda uniformizar os fluxos processuais. A iniciativa concorre na categoria Juiz, sendo representada pelo autor, o coordenador da Infância e Juventude do Estado, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo.

Sobre o Prêmio

Criado em 2004, o Prêmio Innovare surgiu no Ministério da Justiça, na gestão do então ministro Márcio Thomaz Bastos, quando o atual diretor-presidente do Instituto Innovare, Sérgio Renault, era secretário da Reforma do Judiciário. No ano de 2009, foi criado o Instituto Innovare e, ao longo do tempo, mais instituições uniram-se à causa.

Atualmente o Conselho Superior do prêmio é composto por associações representativas de grande prestígio no mundo jurídico: Associação de Magistrados Brasileiros, Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Associação Nacional dos Defensores Públicos, Associação dos Juízes Federais do Brasil, Associação Nacional dos Procuradores da República, Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho e Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, além do Ministério da Justiça por meio da Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania, do Ministro Carlos Ayres Britto e do jornalista Roberto Irineu Marinho, presidente do Grupo Globo.

Participam da Comissão Julgadora do Innovare ministros do STF e STJ, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do nosso Poder Judiciário.

.............................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Adaptação: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Foto: Cortesia