Últimas Notícias Últimas Notícias

Voltar

Memorial da Justiça e Comissão de Memória do TJPE participam da Semana Nacional de Arquivos

Fachada do Memorial da Justiça do TJPE situado no Bairro do Brum, no Recife
 
O Dia Internacional do Arquivo foi comemorado na última terça-feira (9/6), e o Memorial da Justiça junto com a Comissão de Gestão e Preservação da Memória se inscreveram na programação da Semana Nacional de Arquivos, organizada pelo Arquivo Nacional, representando o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). No evento, foi realizado o lançamento da 9ª edição da Revista Documentação e Memória, que traz a publicação de trabalhos nas áreas de Arquivologia, Biblioteconomia, História e Museologia e outras áreas da Ciências Humanas Sociais, que utilizem acervos do Judiciário ou tratem de temas a ele relacionados. 
 
A nova edição da revista do Memorial da Justiça apresenta os trabalhos selecionados do I Fórum de História e Direito, realizado em parceria com a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) em 2019, bem como dois textos do desembargador Jones Figueirêdo. Inclusive, a Revista Documentação e Memória foi publicada especialmente nesta última terça-feira (9/6), em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos.  Acesse aqui a revista.
 
“Como guardiões do arquivo permanente do Poder Judiciário de Pernambuco e responsável pela sua difusão, o Memorial da Justiça e a Comissão de Gestão e Preservação da Memória, presidida pelo desembargador Jones Figueirêdo, não poderiam deixar de participar da Semana Nacional dos Arquivos. Essa semana coloca em evidência os arquivos, lugar de memória que é muitas vezes esquecido e relegado pelas instituições, estimulando a sociedade a pensar e discutir sobre temas pertinentes à área da Arquivologia,” conclui a doutora em História e gestora do Memorial da Justiça, Mônica Pádua.
 
..................................................
Texto: Priscilla Marques | Ascom TJPE
Foto: Assis Lima | Ascom TJPE