Ultimas Notícias Ultimas Notícias

Voltar

TJPE lança livros sobre teatro, poesia e música desenvolvidos por servidores

 Lançamentos marcaram fim da gestão do desembargador Adalberto de Oliveira Melo

Lançamentos marcaram fim da gestão do desembargador Adalberto de Oliveira Melo

No Salão Nobre do Palácio de Justiça, em 31 de janeiro, foi promovido o lançamento de dois livros institucionais do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Um deles aborda a trajetória do Coral da instituição, com o título “Vozes da Justiça: a história em versos do Coral TJPE – 2ª Edição”. Já a outra publicação é “Trupe do Faz e Conta: 20 anos do Grupo de Teatro do TJPE”. Confira os arquivos, clicando nas palavras a seguir: Coral e Grupo de Teatro. Fotos da solenidade em: https://photos.app.goo.gl/hUtNjzBCgv8ENo6m8

A solenidade foi aberta com o pronunciamento do assessor de Comunicação Social do TJPE, Francisco Danilo Shimada, que revisou os dois livros. Ele destacou a importância e a essencialidade da arte na vida humana ao citar a participação do Coral TJPE e da Trupe de Faz e Conta nos eventos do Tribunal desde a gestão presidente Leopoldo Raposo, quando veio a assumir a chefia da Assessoria de Comunicação Social do TJPE.

“Recentemente, foi compartilhado um texto, nas redes, que dizia que ‘Quando a criança anda, ela começa a dançar; quando fala, começa a cantar; e quando escreve, desenha’. Por isso, sou um eterno e feliz contemplador da arte”, disse o jornalista. Em seguida, agradeceu à equipe de servidores da Ascom e a todos os dirigentes e servidores dos demais setores do TJPE por todo o apoio e acolhimento. Ele enfatizou que estava grato por saber que a gestão do desembargador Adalberto de Oliveira Melo terminou “com um ato de promoção de cultura, portanto, de maneira festiva”.

Assim como Francisco Shimada, a diretora e atriz da “Trupe de Faz e Conta”, Sônia Bierbard, agradeceu a todos os publicitários, designers, fotógrafos e arquivista da Ascom/TJPE pela produção do livro, como também todos os profissionais do teatro envolvidos com a obra. Em discurso, ela resumiu a produção artística da Trupe desde o início de sua instalação. “Quero agradecer todo apoio recebido do presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, que, como músico que é, tornou possível a nossa atuação como servidores-artistas da instituição.” Em seguida, atores da Trupe interpretaram um texto sobre sustentabilidade e atitude positiva perante a vida.

Na sequência, foram entregues buquês de rosas e livros para ex-integrantes da Trupe do TJPE. O presidente do Tribunal entregou exemplares para os atores e diretores Carlos Carvalho, Roger Bravo, Sandro Passos e Jair Rocha. Sônia Bierbard também foi homenageada pelos atores da Trupe com um buquê de rosas. 

Já a respeito do Coral, a coralista Marília Medeiros contou a história do grupo em versos. No texto, lembrou a importância da ex-secretária de Gestão de Pessoas, que veio a falecer em 2016, Valéria Pragana, que a incentivou a escrever versos e a fazer parte do Coral TJPE, comandado pela maestrina Amilca Aniceto. Após a atuação do Coral, que cantou músicas populares de autores como Gilberto Gil e Luiz Gonzaga, o presidente do TJPE encerrou o evento, agradecendo todo o apoio às iniciativas culturais de sua gestão. 

“Na posição de músico, agradeço a dedicação de todos os envolvidos para a concretização deste projeto: equipes do Coral; da Orquestra Criança Cidadã; do Grupo de Teatro; das secretarias vinculadas à Diretoria Geral, especialmente a de Gestão de Pessoas; e da Presidência, através das assessorias responsáveis por este trabalho: Cerimonial e Comunicação Social”, destacou o magistrado, acompanhado do desembargador Patriota Malta.No evento foram disponibilizados 90 exemplares de cada publicação para o público presente. As duas obras possuem textos redigidos pelo desembargador Adalberto de Oliveira Melo com o título “Palavra do Presidente”, discorrendo sobre os projetos culturais.

Vozes da Justiça – O livro traz fotografias das apresentações realizadas pelo Coral do TJPE acompanhadas de poemas escritos pela servidora Marília Medeiros. Cantata Natalina, visita a hospitais e confraternizações estão entre os temas abordados, exibindo as atividades culturais realizadas durante a gestão Adalberto de Oliveira Melo.

O projeto gráfico e a diagramação, bem como a revisão são da Ascom/TJPE. As imagens foram produzidas pelos fotógrafos Assis Lima e Gleber Nova; pela Agência Cacoete Produções; e por integrantes do Coral, além de organizadas pela bibliotecária da Ascom, Geni Dantas. Essa é a 2ª edição do livro que conta com 80 páginas.

Trupe do Faz e Conta – O livro "Trupe do Faz e Conta: 20 anos do Grupo de Teatro do TJPE" é organizado pela diretora da Trupe e relações públicas da Assessoria de Cerimonial do TJPE, Sônia Bierbard. A obra resgata os textos de todas as peças apresentadas pelo grupo formado por servidores e convidados, além de fotografias das apresentações.

Com 132 páginas, a publicação também tem projeto gráfico e diagramação da Ascom/TJPE. As imagens foram produzidas pelos fotógrafos Assis Lima e Gleber Nova, pela Agência Cacoete Produções e por integrantes do grupo, além de organizadas pela bibliotecária da Ascom, Geni Dantas. Na obra há uma dedicatória para 19 servidores que já integraram o grupo teatral do TJPE.
..............................................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Fotos: Alex Costa | Cacoete Produções | Ascom TJPE