Ultimas Notícias Ultimas Notícias

Voltar

TJPE tem novo presidente

Gestão, para o biênio 2020 | 2022, é presidida pelo desembargador Fernando Cerqueira

Gestão, para o biênio 2020 | 2022, é presidida pelo desembargador Fernando Cerqueira

A nova Mesa Diretoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) tomou posse em solenidade realizada, em 3 de fevereiro, na Sala de Sessões Desembargador Antônio de Brito Alves, primeiro andar da Sede do Judiciário, no Recife. O desembargador Fernando Cerqueira substitui o desembargador Adalberto de Oliveira Melo, até então no cargo de presidente da instituição desde fevereiro de 2016. Integram a gestão para o biênio 2020 | 2022 os desembargadores Eduardo Paurá (primeiro vice-presidente), Cândido Saraiva (segundo vice) e Luiz Carlos Figueiredo (corregedor-geral). Os magistrados foram eleitos pelo Pleno, formado por 52 desembargadores, em 30 de outubro de 2019. Fotos em https://photos.app.goo.gl/BrSFG6J6Wqxg6aor6 e https://photos.app.goo.gl/yh21GL4wecNnG4JF7.

Na sessão, ainda no cargo de presidente do TJPE, o desembargador Adalberto de Oliveira Melo apresentou um balanço das atividades, com foco na ampliação das equipes, com novos juízes, servidões e estagiários; e na redução da Taxa de Congestionamento Processual alcançada durante a gestão. “Impossível iniciar esta despedida sem agradecer a cada integrante do Poder Judiciário Estadual, entre prestadores de serviço, voluntários, estagiários, servidores e magistrados. Foi uma honra estar na Presidência do Tribunal durante o biênio 2018 | 2020, especialmente por ter a companhia, a lealdade, o respeito e a determinação da melhor equipe de profissionais que conheci”, agradeceu. Confira o discurso na íntegra AQUI, o relatório de gestão AQUI e o vídeo institucional AQUI.

Em seguida, o desembargador Adalberto de Oliveira Melo empossou o desembargador Fernando Cerqueira no cargo de presidente do TJPE, havendo, oficialmente, a mudança de gestão, seguida da posse dos demais integrantes da nova Mesa Diretora. Coube ao desembargador Ricardo Paes Barreto fazer a saudação. “O tempo novo, que a Mesa Diretora empossada hoje representa, traz esperança para que a Justiça de Pernambuco com humildade, seriedade e dignidade, garanta cada vez mais a pacificação social e defenda a instituição, pois esta permanece, com a atuação de dirigentes e servidores dedicados. Que Deus nos ilumine e que continuemos a ser pernambucanos fortes”, discursou. 

O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, também prestou homenagem ao novo dirigente do TJPE. “Uma Justiça forte resulta em respeito à cidadania, principalmente daqueles mais pobres. A Justiça garante o Estado de Direito, e, sem Estado de Direito, não há cidadania. O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Fernando Cerqueira, como demonstrou nos tempos de faculdade, onde sem nenhum traço de soberba era o melhor aluno, é um exemplo de dedicação obstinada à missão de alcançar a Justiça e de respeito às leis, à Constituição de nosso país. Acredito nesta nova gestão deste Tribunal, acredito em Pernambuco, e acredito na Justiça para que alcancemos um Brasil justo, fraterno e humano”, declarou.

No primeiro discurso no cargo de presidente do TJPE, o desembargador Fernando Cerqueira relembrou momentos marcantes, agradeceu o apoio recebido e destacou a importância da Justiça para a sociedade. “Assim repetindo, abro o meu chamamento de ofício, conclamando todos os magistrados que integram o Poder Judiciário de Pernambuco, dizendo que cada um de nós, o Estado de Direito nos distingue com a missão de promover a solução de conflitos, cabendo-nos prestara a Justiça, interpretar as leis, garantir os direitos", enfatizou. Confira o texto na íntegra AQUI.

Depois da posse, que contou com tradução em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), apresentações do Coral do TJPE e de servidores, cantando os hinos do Brasil e de Pernambuco, os integrantes da nova Mesa Diretora se dirigiram ao Salão Nobre do Palácio da Justiça, no segundo andar do prédio, onde receberam os cumprimentos. Diversas autoridades dos três poderes, a exemplo do governador Paulo Câmara e do presidente da Assembleia Legislativa (Alepe), deputado Eriberto Medeiros, estiveram presentes.

Nesta terça-feira (4/2), às 17h, o desembargador Luiz Carlos Figueiredo assume a Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco. A solenidade acontece na Sala de Sessões da 4ª Vara do Tribunal do Júri da Capital, localizada no primeiro andar do Fórum Thomaz de Aquino. O endereço é Avenida Martins de Barros, 593, bairro de Santo Antônio, no Recife. Anteriormente, o magistrado ocupava o cargo de coordenador-geral da Infância e Juventude do Judiciário de Pernambuco. Também em 4 de fevereiro, mas antes, às 11h, o desembargador Eduardo Sertório toma posse no cargo de ouvidor-geral do Poder Judiciário de Pernambuco. A solenidade acontece no Salão Nobre do TJPE, localizado no segundo andar do Palácio da Justiça, no Recife.

....................................................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Alex Costa – Roberto Fernandes | Cacoete Produções | Ascom TJPE