Notícias TJPE Notícias TJPE

Voltar

Alepe homenageia TJPE

Integrantes do Judiciário e do Legislativo

Integrantes do Judiciário e do Legislativo - Confira as fotos clicando AQUI.

A passagem dos 196 anos de instalação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) foi lembrada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em cerimônia realizada na quarta-feira (17/10) no auditório do Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar, sede do Poder Legislativo estadual, no Centro do Recife.  A homenagem foi proposta pela deputada Simone Santana. Confira as fotos da solenidade AQUI.

“Estamos aqui para celebrar o Poder Judiciário, braço inseparável da democracia, e seu estabelecimento há 196 anos em Pernambuco”, destacou a deputada. Ao citar o deputado Guilherme Uchoa, que era magistrado aposentado do TJPE e faleceu em julho deste ano, Simone Santana frisou que a Alepe tem a missão de dar continuidade à boa relação estabelecida com o Poder Judiciário, “especialmente neste momento difícil para o Brasil”.

Após serem apresentadas as ações do Judiciário estadual com impacto positivo na vida do cidadão, o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros falou sobre a função do Tribunal. “O TJPE tem por missão promover o efetivo acesso dos cidadãos à justiça, construindo uma sociedade mais igualitária para todos. Afinal, nossa população clama por uma justiça célere, cidadã e inclusiva”, salientou.

Em agradecimento, o presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, destacou a importância da relação harmoniosa entre as instituições. “Com o objetivo de aproximar Justiça e população, só é possível alcançar essa meta graças à dedicação de desembargadores, juízes, servidores, prestadores de serviço, estagiários e voluntários do Tribunal, além dos parceiros, a exemplo dos aqui presentes. O desejo pela promoção da paz social e pela manutenção do Estado Democrático de Direito é o que nos motiva a seguir em frente. Buscamos, por meio de nossas atividades, possibilitar condições dignas ao bem-estar da população. No mesmo sentido, os representantes de todas as entidades que aqui estão realizam trabalhos semelhantes e exemplares, dignos de total reconhecimento. Por isso, reitero a confiança na convivência pacífica e respeitosa entre os três Poderes, especialmente em nosso Estado, exemplo para o restante do País”, finalizou.

Deputado Eriberto Medeiros, desembargador Adalberto de Oliveira e deputada Simone Santana

Deputado Eriberto Medeiros, desembargador Adalberto de Oliveira e deputada Simone Santana - Confira as fotos clicando AQUI.

A cerimônia, que contou com apresentação de quarteto da orquestra Criança Cidadã, foi prestigiada por representantes da sociedade civil e membros do Judiciário, do Legislativo e do Executivo, com integrantes do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), do Comando Militar do Nordeste (CMNE), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), da Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE), da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE). O TJPE completou 196 anos em 13 de agosto.
.............................................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE – Com informações da Alepe
Fotos: Antônio Santos | Ascom TJPE